Pão-de-São-João

A alfarrobeira - uma bonita e importante árvore em Mallorca

Aqui de volta com mais coisas interessantes sobre nossa querida Ilha. 

 

Como guía, todos os dias estou na carretera, como dizem os espanhóis. Vou por muitas cidades e povoados mostrando a Ilha. Me chamam muito a atenção a imensa quantidade de árvores: amendoeiras, oliveiras, figueiras  e, as alfarrobeiras.

 

São árvores muito frondosas, com um verde muito escuro e que chegam a medir quase uns 20 metros de altura. São muito resistentes a climas secos ou rigorosos.

 

A alfarroba, fruto da alfarrobeira,  é rica em vitaminas e minerais. Tem muito pouca gordura e ao mesmo tempo tem muita energia porque a metade da sua composição são açucares e um 10%, proteínas, se comparamos com o chocolate. Si, com o chocolate.

Possui muita fibra e fósforo. Tem  uma quantidade enorme de cálcio, coisa que já sabemos que é fantástico para a formação dos ossos e dos dentes.

Importante também: é livre de glúten.

 

Este nome teve origem na Persia. E os árabes disseminaram o seu plantio.  O tamanho da vagem da alfarroba pode ser  entre 10 e 15 centímetros de comprimento. Tem uma cor verde claro quando está no processo de maduração e marrom quando é a época de ser colhida.

 

A colheita da alfarroba é feita no mês de agosto. Mês de muito calor nas Ilhas Baleares e Espanha. Ela é feita de maneira manual/artesanal, ou seja, os agricultores pôem uma rede embaixo da árvore, e, vão batendo nas vagens com um bastão. 

 

A Espanha é o primeiro produtor de alfarrobas no mundo. As principais áreas produtivas estão próximas ao Mar Mediterrâneo: Valencia, Alicante, Andaluzia, Mallorca e Ibiza.

Parte da produção de alfarrobas de Mallorca se exporta para Finlândia para alimentar os renos da Lapônia. Interessante estória…

Em Mallorca, a farinha da alfarroba é usada como substituto do café, do chocolate, como espessante na cozinha, e, as sementes são dadas como alimentos para os porcos e os cavalos.

 

Eu nem imaginava, mas, é verdade de que os antigos joalheiros árabes e judeos usavam a semente da alfarroba como uma unidade de peso: o quilate. 

E porque isto? Justamente pelas uniformidades do seu peso e tamanho.

Me apaixonei por esta estória.

Na Espanha existem mais de cem variedades de alfarrobeiras por causa da biodiversidade ambiental que existe por aquí!

 

Alfarroba em espanhol significa algarrobo, em maiorquino garrover, e, em inglés é conhecido como carob. Aqui em Mallorca existe mel de alfarroba. Muito saboroso. É o meu preferido.

 

Quer mais dicas úteis sobre Mallorca? 

Claro, é só escrever para info@elianaguia.com e estarei encantada em poder te informar via e-mail ou  via whatsapp, também. 

Obrigado por estar aí dispensando-me um momento de leitura.

 

Abraços desde Mallorca, Eliana

Hinweis: Bitte die mit * gekennzeichneten Felder ausfüllen.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0