As Pérolas Maiorquinas

Porque as pérolas maiorquinas são tão especiais?  São naturais, cultivadas ou artificiais?  São caras ou baratas? 

Para responder a estas perguntas prefiro contar um pouco de estória e com certeza as suas dúvidas irão desaparecer. Quando eu cheguei a Mallorca também tive as mesmas dúvidas que eu vou tentar esclarecê-las agora. 

Vou mencionar e explicar sobre 3 tipos de pérolas:

Pérolas naturais, são formadas quando no interior de uma ostra aparece um grão de areia ou um agente externo que pode ser interpretado como um “intruso”. Através de um processo natural, a ostra tenta se “defender”…e começa a envolver este grão com várias capas de conchiolina

Mas o que é conchiolina?  É uma proteína e, também é uma das substâncias que compõem o nácar. Este processo de banho (pérola x intruso) pode durar muitos anos, ou seja, entre 5 ou 10 anos. Uau!  E o resultado?  Sim, estas pérolas, pelo menos para mim, vão para a minha famosa lista de desejos de alta gama. Porque? São muito caras.

Pérolas cultivadas  é o mesmo processo das pérolas naturais com uma importante diferença: o núcleo “estranho” é introduzido na ostra pelo homem. Na maioria das vezes isto faz com que a produção se acelere, e, com uns 2 anos é possível colhêr as pérolas que apresentarão um peso e tamanho superior às naturais tendo em conta o núcleo de madrepérola original.

No Japão, Austrália, Polinésia Francesa, entre outros tantos lugares no mundo, se concentram enormes campos de cultivo. Os preços variam bastante.

Pérolas Maiorquinas  são criadas a partir de um núcleo de opalina - espécie de um vidro - e banhadas até 30 vezes com um líquido resultante da fusão de escamas de peixe e o interior da casca do mexilhão, entre outros. É um segredo guardado debaixo de mais de sete chaves em Mallorca. Mas porque tem tanta fama a nível mundial a pérola maiorquina? Eu, pessoalmente, amo de paixão. São elegantes com jeans, com camiseta, vestido longo, vestido de festa e nunca passam de moda. Dão um toque muito especial e chamam muito a atenção. Sem exageros!

Sobre preços tenho que admitir que são altos porque são empregados muitos recursos na sua fabricação, um minucioso controle de qualidade no qual as pérolas, após serem postas em uma espécie de colar, recebem golpezinhos contínuos para ver a resistência e passam por um esmerado polimento.

Finalizado este processo, as pérolas de diferentes cores, formatos, tamanhos serão transformadas em colares, anéis, pulseiras, brincos, bolsas e broches. E, a criatividade segue porque os designers poderão associar estas maravilhas com ouro, prata, e, o que a imaginação permita…

Sempre conto para os meus clientes sobre a pérola mais famosa do mundo. Se chama Peregrina. Ela foi encontrada há mais de 400 anos no Panamá. Tem um formato bastante valorizado pelos entendidos: é parecida a uma lágrima e foi desejada por muitas casas reais. Chegou a ser lucida por rainhas e mulheres muito ricas. 

Richard Burton, o famoso ator norte americano, pagou 37.000 dólares por esta pérola em um leilão realizado em 1969, em Nova York. Foi um presente para a atriz Elizabeth Taylor que, naquela época, era a sua esposa.

Em 2011, após a morte desta Atriz, as suas jóias foram leiloadas e a Peregrina foi vendida por 9 milhões de Euros. Tomou nota?

 Outro dado muito importante: Como cuidar das suas pérolas? Deve de guardá-las em uma caixa super fechada, pode lavá-las? O cuidado das suas pérolas deve de ser o mais simples possível. Nunca deve de guardá-las em lugares fechados, como  por exemplo caixas ou cofres. Porque isto pode provocar que fique sem o bonito brilho inicial. Outra coisa, nunca use álcool para limpar ou tirar aquela "sujeirinha". Basta um algodão e muito carinho e suavidade. Na hora da maquiagem…primeiro a maquiagem e uma hora depois…coloque as pérolas. Evite perfumes sobre as pérolas. Poderão descascar. Terrível!  Assim que com este ritual te garanto que você terá pérolas por toda a vida e elas não se cansaram de te dizer muito obrigado.

Uma coisa eu estou certa, além das bonitas praias, lugares com encanto e muita história, Mallorca sempre será lembrada como a pérola do Mediterrâneo. Se encaixa perfeitamente em todos os sentidos!

 Adorei escrever este blog e espero que a você também por lê-lo!

Obrigado pela visita! 

Eliana

 

Se ficou alguma dúvida sobre o assunto, se quer planejar umas bonitas férias em Mallorca, incluindo uma visita a uma fábrica de pérolas, poderá fazer contato em info@eliana-guia.com. Estarei encantada em fazer um roteiro muito especial. Ao final, a experiência conta! 

 

Meu Facebook e meu Instagram

Hinweis: Bitte die mit * gekennzeichneten Felder ausfüllen.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0