O Natal em Mallorca

Como todos os anos, as prefeituras das cidades maiorquinas, incluindo a de Palma, se encarregam de decorar as cidades com luzes e enfeites proporcionando aos moradores e visitantes um ambiente muito mágico. 

O tradicional “encendido de las luces” acontece em novembro e é um momento muito esperado pelas crianças e adultos, também. É o anúncio oficial da chegada do Natal…. Neste dia são programadas diversas atividades como música ao vivo com diferentes grupos, brincadeiras para as crianças e os que já não são tão crianças e começa o corre-corre das compras.

As ruas ficam muito cheias e o comércio mostra a sua melhor cara! 

Enquanto está nevando na maioria dos países europeus e em muitas cidades da Espanha, por aqui no Mediterrâneo o sol brilha com bastante intensidade. Se quiser saber mais sobre o clima em Mallorca  e assim verá um bom resumo.

 

Uma grande atração são os presépios que são montados em diferentes lugares da Ilha. Como vivo em Palma destaco dois:

 

- Prefeitura de Palma - está exposto no saguão do edifício. Atrai a muitos meninos e meninas acompanhados dos seus pais e avós. É muito tradicional;

 

- Palau March -  Fundación Bartolomé March ,  Palau Reial 18. Está pertinho da Catedral e do Palácio de La Almudaina. É um presépio napolitano do século XVIII. Você verá umas 2000 peças- é magnífico. Durante o mês de dezembro muitas pessoas fazem questão de visitá-lo. Vale a pena!

 

A entrada à Prefeitura é gratis e no Palau March o tíquet custa 4,5€ para os adultos e crianças menores de 12 anos não pagam. O horário é de segunda-feira a sexta-feira de 10:00 às 17:00; nos sábados de 10:00 às 14:00; domingos e feriados - está fechado.

 

Praticamente todas as igrejas, lojas, shopping centers montam os seus próprios presépios porque é sucesso garantido ;)). Além do mais existem muitas feirinhas onde as famílias vão para comprar as peças para poder montar ou completar os beléns como são chamados por aqui. Geralmente estão feitas de cerâmica.

 

E as missas? Como são? 

Destaco o Canto da Sibil-la….e o que é?

É um dos poucos exemplos vivos do folclore religioso medieval. Se converteu na tradição natalina mais antiga de Mallorca e Catalunha. A Sibil-la é um canto em catalão de um poema sobre o juízo final. O que acontece na Catedral de Palma é o mais solene e conhecido de toda Mallorca. Em 2004 a UNESCO o declarou como Bem de Interesse e Patrimônio Cultural da Humanidade. Muito importante dizer que acontece durante a tradicional Missa do Galo, na véspera do dia 25 de dezembro.

 

Outra coisa que sempre me chamou muito a atenção são as decorações das igrejas, lojas e casas em Mallorca. Usam muito as “neules”. Podem ser de 2 tipos: doces e em papel. Eu me refiro ao último tipo: de papel. São muito resistentes, formam diferentes desenhos que são recortados com tesoura ou estilete e são verdadeiras obras de arte. Podem ser de diferentes tamanhos e motivos, geralmente brancos e redondos, e, expressam flores, motivos religiosos, estrelas, etc. São fixados nos vidros das casas ou dependurados através de fios. São únicas!

Os dias 25 e 26 de dezembro são considerados feriados em Mallorca. E as celebrações continuam de maneira muito animada.

As crianças já prepararam as suas cartas de desejo aos Reis Magos….e esperam muito ansiosas pelos “regalos”.

 

Mais coisas sobre Mallorca? Estou em Instagram como @elianapacifico_guiamallorca  e em Facebook  Eliana Pacifico Guia Mallorca divulgando, diariamente, esta bonita terra.

 Obrigado pela visita! Bem-vindo ao Elianas Blog e se você curtiu o meu Natal em Mallorca e o quer compartilhar, desde já agradeço pelo gesto!

 

Um abraço desde Mallorca e Feliz Natal! 

Eliana.

 

Belen en el Ayuntamiento de Palma
Presepio da Prefeitura de Palma - Belen en el Ayuntamiento de Palma
Prefeitura de Palma - Ayuntamiento de Palma
Prefeitura de Palma - Ayuntamiento de Palma
Praça de Cort - Plaça de Cort
Praça de Cort - Plaça de Cort
Igreja de Santa Eulalia - Iglesia de Santa Eulalia
Igreja de Santa Eulalia - Iglesia de Santa Eulalia

Hinweis: Bitte die mit * gekennzeichneten Felder ausfüllen.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0