O encanto dos Três Reis Magos em Mallorca

A comemoração da chegada dos Três Reis Magos na Espanha é vivida com muita alegria e  emoção. Sempre me chamou muito a atenção além de ser uma festa que é organizada com muito carinho para as crianças. Posso garantir que os adultos também se deixam levar pela beleza desta celebração…. 

Qual é a origem dos Reis Magos no mundo? E na Espanha?

 

Eles sempre estiveram associados ao nascimento de Jesus Cristo, e foram guiados por uma estrela do Oriente até Belém. Em diversas épocas se cogitou que eram até doze homens muito influentes e ricos que visitaram Jesus. 

No século VI apareceu pela primeira vez um mosaico na Igreja de San Apollinaire Novo, em Rávena, Itália, citando somente 3 reis magos cujos nomes são Melquior, Gaspar e Baltasar. Cada um, mais tarde, passou a representar, respectivamente, europeus, asiáticos e africanos.

E, de acordo com a lenda, eles foram os encarregados de levar os presentes para o recém nascido: ouro, incenso e mirra.

Outro dado interessante: a origem da palavra “mago” vem da Pérsia e significa sacerdote. Eles também são conhecidos como Santos Reis.

 

Na Catedral de Colônia, Alemania, está situado o maior relicario do mundo ocidental que contém os ossos dos 3 Reis Magos. Estas reliquias vieran de Milão em 1164,e, a construção da atual Catedral começou em 1248 justamente para alojar este importante sacrário. Na bandeira da cidade de Colônia estão desenhadas as coroas dos 3 Reis Magos.

 

Na Espanha esta festa começou em 1866 em Alcoy, cidade Alicantina, onde foi realizada a primeira cavalgada dos Reis Magos.

Hoje, este evento começa na tarde do dia 05 de janeiro nas ruas das cidades e povoados espanhois. É fantástico!

 

A tradição espanhola diz que as crianças deverão escrever uma carta de desejos de presentes (regalos em espanhol) e porque pensam que os merecem…..e colocá-la em um correio especial, chamado “buzón real”.

Depois da cavalgada, ao chegar em casa, deixarão os seus sapatos próximos à porta de entrada junto com comida e água para os Reis Magos e seus camelos! Quanta imaginação! Eu já vi meninos deixarem leite quente para os Reis, afinal fazia muito frio….

Depois disto já irão para suas camas para dormir e esperar para despertar com as novidades do dia 06 de janeiro.

Mas, nem tudo é bonito…

A outra parte da tradição, também muito presente, diz que as crianças que não se comportaram bem durante o ano, ou, que não obtiveram boas notas na escola….receberão carvão! Sim, um típico doce que tem um aspecto muito parecido com esta “rocha”.

No café da manhã, para celebrar esta bonita data, os papais preparam chocolate quente acompanhado do famoso “roscón de reyes”. 

E como é o famoso “roscón de reyes”?  É um pão redondo adornado com frutas cristalizadas, e que por costume vêm recheado com duas surpresas: uma figura muito pequena de cerâmica  - dizem que dá muita sorte para quem a encontrar - e uma fava seca. Neste último caso, quem a encontrar, pagará o roscón!

 

E em Mallorca, como é a comemoração? 

Em cada povoado ou cidade da Ilha a festa é super tradicional e obrigatória.

 

Em Palma, capital de Mallorca, os Reis Magos chegarão no Moll Vell, dia 05 de janeiro, às 18 horas, no Rafael Verdera, um fantástico veleiro de 1841, e que é o barco mais antigo da frota espanhola. Depois eles farão um passeio pelas principais ruas do centro da cidade, acompanhados pela sua comitiva real. O último lugar a ser visitado será o Casal Solleric, no Paseo des Born. No balcão desta bonita casa senhorial maiorquina eles farão uma afetuosa saudação aos expectadores.

 

De acordo com as informações da Prefeitura de Palma, este ano a cavalgada estará composta por 13 carros alegóricos, 16 grupos de figurantes e os 3 cortejos reais terão a flora como sua principal atração.

 

Durante o desfile serão dedicados espaços especiais às crianças com problemas de visão, audição e locomoção como acontece em cada ano.

Outras novidades: as crianças que não puderam enviar as suas cartas aos reis com antecedência, não se preocupem…tudo está arrumado: haverá muitos ajudantes das majestades dedicados a acolhê-las. E os meninos que decidiram entregar, definitivamente, as suas chupetas aos Reis Magos, receberão um presente muito especial!

Um detalhe muito doce nesta bonita festa é que muitos patrocinadores doaram mais de 5.000 kilos de balas sem glúten e a Prefeitura outros 100 kilos de balas sem açúcar para as crianças com diabetes.

 

Todo ano eu espero ansiosa o dia 05 de janeiro porque eu também quero viver esta bonita data mesmo sem ser criança, mas, com a certeza de que eu me deixarei embalar por este bonito momento!

 

Gostou do resumo sobre uma das mais bonitas tradições da Espanha e muito presente em Mallorca? Por favor compartilhe com os seus amigos que apreciam estes temas. Te deixo meu Instagram @elianapacifico_guiamallorca e a minha fan page Eliana Pacifico Guia Mallorca. Você verá fotos muito bonitas desta Ilha que amo com paixão! Obrigada pela atenção.

 

Abraços desde Mallorca

 

Eliana Pacífico

Guia de Turismo.

Cavalgada a Palma

Roscón de Reyes

5 de janeiro 2017. Prefeitura Municipal

Relicário dos Reis. Catedral Colônia.

Hinweis: Bitte die mit * gekennzeichneten Felder ausfüllen.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0