Festas de Sant Anton Abat e São Sebastião

Viva Sant Antoni Abat e São Sebastião!

 

Escrever sobre estes dois Santos me traz muita alegria e boas lembranças. Afinal de contas Sant Antoni Abat é o padroeiro dos animais domésticos. E São Sebastião é padroeiro do nosso querido Rio de Janeiro, de muitas outras cidades no mundo, e de Palma, capital de Mallorca.

 

As festas na Ilha, de uma maneira geral, mesmo fazendo muito frio, continuam depois da celebração dos  Reis Magos ! e você lerá uma bonita estória dedicada a estes personagens. Apaixonante até não poder mais.

 

Sobre as festas, posso garantir que em toda Mallorca o dia 17 de janeiro é reservado, pela manhã, para a benção dos animais domésticos. Esta comemoração é de grande importância porque é vivida com uma enorme devoção principalmente nas cidades de Muro, Manacor, Artà, Sa Pobla e Pollença.

Na verdade, a festança começa no dia anterior, ou seja, no dia 16 à tarde. Muitas fogueiras são acendidas em diversas ruas das cidades e nelas as pessoas do lugar assam linguiças e embutidos, como por exemplo a sobrasada e outras fantásticas comidas. 

Por certo, a sobrasada teve origem na Itália, Sicília, e vem da palavra “sopressa”. Em Mallorca é feita com carne moída de porco (partes nobres) e pimentão vermelho em pó - o que permite a sua longa conservação - e se apresenta como um embutido. Um bom vinho da Ilha sempre é bem-vindo!

Enquanto os moradores participam deste animado jantar, os demônios - ou dimonis em maiorquino - vão passeando e dançando entre as fogueiras ou “foguerons”.

 

Demônios? Sim. São uma enorme atração com as suas acrobacias, lançando fogos entre a multidão, usando disfarces incríveis. São figuras com chifres, capas, roupas extravagantes, expressões bastantes assustadoras e muito bem ensaiadas para te deixar com um certo medo ou respeito.

Esta festa é a Revetla de Sant Antoni.

No dia seguinte, mais tranquilo, em toda Mallorca as pessoas junto com os seus animais de estimação vão a caminho das igrejas das cidades onde estarão os sacerdotes esperando para dar a benção. 

Em Palma, a Igreja de Sant Antoni Abad está no centro da cidade.

 

Sant Sebastià, como o chamam os maiorquinos, nasceu na França em 256 e morreu em Roma em 286. Foi mártir e santo cristão. Era cidadão de Milão, Itália.

O seu nome significa divino e provém do grego sebastós.

Costumamos ver São Sebastião com muitas flechas ao redor do seu corpo. Isto foi o resultado do seu julgamento como traídor pelo Imperador Diocleciano. Pensaram que ele havia morrido e o atiraram em um rio. Entretanto, Santa Irene o encontrou e o curou. Depois disto, ele voltou a apresentar-se diante do Imperador, que ordenou que ele fosse espancado até a morte. 

Na Catedral de Palma existe uma bonita capela dedicada a este santo, obra atribuída a Francisco Herrera, pintor espanhol, do século XVII e uma pintura a óleo de 1486 feita por Alonso de Sedano. 

E por que São Sebastião é o padroeiro de Palma?

Segundo conta a lenda,  ele foi o responsável por evitar muitas pestes na cidade quando os habitantes lhe pediam a sua proteção.

Desde 1634, substituindo o anjo custódio de Palma, São Sebastião passou a ser o padroeiro desta cidade, que se converteu em um lugar cosmopolita e centro da atenção de muitos turistas do mundo inteiro.

Outro dado importante é que na Catedral de Palma também está alojado um fragmento do osso do braço deste Santo, procedente da ilha grega de Rodas.

 

A Prefeitura Municipal de Palma este ano selecionou 34 artistas ou grupos musicais para participarem na “Revetla de Sant Sebastià”, que vai ocorrer simultaneamente no dia 19 de janeiro em diferentes praças e lugares da cidade. Mas, as atividades vão do dia 12 de janeiro até o dia 28 de janeiro.

 

Haverá também exposições, concursos, atividades teatrais, muitas atividades para as crianças, atos religiosos, fogos de artifício em toda a bahia de Palma, os dimonis, tradicionais fogueiras para que as pessoas possam “torrar”, fazer as suas comidas, compartir com a família e amigos…. 

No dia 20, feriado, na parte da manhã, se celebrará uma missa na Catedral, e depois a famosa "Diada Ciclista", onde, aproximadamente 10.000 participantes prestarão a sua homenagem ao padroeiro.

 

Quero destacar, também, a participação do Brasil nas festas palmesanas! Sim, e com lugar de honra.

Na cidade de Palma está situada a Associação de Amigos do Brasil em Baleares - AABB, cuja inovadora Presidente, Sandra de Melo Franco  está fazendo um importante trabalho de  integração dos brasileiros que vivem nas Ilhas Baleares. 

Estará a cargo desta Associação, como “Ciutadans del món” (Cidadãos do Mundo), no dia 27 de janeiro, de 17:00 às 22:30, na Plaza del Olivar, centro de Palma, organizar as seguintes atividades:

 

- Exposição de pintura - Imagens do Sertão - obras do artista brasileiro     Carlos Venturelli

- Capoeira e percursão - com Gil Banana e Jay Carrasco

- Música com a Banda “Colores de Brasil”

- Batucada com “Carabassamba Bateria Fogosa” e o carnaval do Rio. 

Este programa promete muito e desejo divulgar nas redes sociais este bonito projeto. Parabéns à Associação por esta participação e o trabalho de assessoria constante e voluntário aos cidadãos brasileiros que vivemos um pouco longe do Brasil. 

 

Quanta emoção! Viva Palma e São Sebastião!

 

Quer conhecer as tradições maiorquinas, viver intensos e bonitos momentos nesta Ilha que aprendi a gostar tanto? Entre em contato pelo meu email info@eliana-guia.com e planejaremos a viagem dos seus verdadeiros sonhos!

Se achou interessante este post, compartilhe com os seus amigos. 

Acesse a minha fan page Eliana Pacifico Guia Mallorca e meu Instagram. Obrigada por curtir a minha página web!

 

Abraços desde Mallorca, 

Eliana.

Guia de Turismo.

Hinweis: Bitte die mit * gekennzeichneten Felder ausfüllen.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0