Cicloturismo

Mallorca em 2018 vai se transformar no destino preferido, definitivamente, pelos ciclistas de muitas partes do mundo. Está prevista a chegada de mais de 200.000 cicloturistas para desfrutar de bonitas paisagens, clima agradável e rotas fantásticas.

A cada dia que passa nos damos conta de que o ciclismo é um estilo saudável de vida.

Quem diria que este veículo ecológico e tão econômico, inventado em 1817 por Karl Von Drais, alemão, fosse despertar tanta paixão.

Países como Espanha, Alemanha, China, Holanda, França ou Dinamarca têm a bicicleta como um meio de transporte muito popular.

 

Você já parou para pensar nos benefícios para a saúde ao usar a bicicleta? De acordo com os entendidos:

- melhora o estado de ânimo e reduz o stress,

- reduz os níveis de colesterol no sangue,

- tonifica os músculos e melhora o sistema cardiovascular,

- é um excelente exercício aeróbico!

 

No começo deste post eu citei o clima agradável da Ilha. Sim, quase todo o ano, principalmente no inverno, o sol está presente em Mallorca. Clique aqui para dar uma olhada neste assunto muito importante: https://www.eliana-guia.com/2017/10/10/o-clima-de-mallorca/ 

 

Pergunta dos milhões, como dizem os espanhóis… Mallorca está preparada para atender a este tipo de turismo? A resposta é sim!

Posso garantir que esta posição de lugar ideal para as bicis, como carinhosamente são chamadas aqui, foi sendo conquistada paulatinamente.

 

Desde 2010, quando começou o boom das bicicletas na Ilha, diversos setores foram melhorando a oferta dos serviços oferecidos aos cicloturistas.

 

Exemplos:

- companhias aéreas e empresas de transporte adaptadas ao transporte unitário de bicicletas ou de grupos;

- muitas lojas de aluguel com ofertas incríveis;

- hotéis adaptados ao cuidado das bicis com oficinas mecânicas onde se pode guardá-las, mantê-las e arrumá-las, se for o caso;

- estes mesmos hotéis criaram uma dieta alimentar equilibrada para os ciclistas e estão adaptados 100% a este negócio.

 

Por parte do Governo, do Consell Insular de Mallorca e de prefeituras das cidades e povoados, foram criadas inúmeras rotas e aperfeiçoadas as já existentes.

À parte disto, bares e restaurantes também estão preparados para receber os esportistas.

Você já imaginou,  depois de pedalar muitos quilômetros, poder descansar bebendo um delicioso café na praça principal de Santa Maria del Camí, um dos lugares preferidos pelos ciclistas na Ilha?

Tenho certeza de que você vai ficar apaixonado pelo ambiente deste povoado e de outros tantos em Mallorca.

A Ilha tem mais de 50 clubes de fãs das bicicletas. 

Te recomendo ler o blog https://www.ulifuchs.es/bikefoto-mallorca-blog/ de Uli Fuchs, fotógrafo alemão que vive em Mallorca há muitos anos. Ele é um admirador de Mallorca e conhecedor de bonitos caminhos nesta Ilha. Assim você terá a oportunidade de ver belíssimas fotos tiradas durante os seus “pedaleos” e informações sobre este esporte. Esta página está em alemão e vale a pena lê-la através do tradutor do Google.

 

Durante todo o ano importantes competições atraem a Mallorca muitos ciclistas (profissionais ou não), familiares, admiradores e a imprensa de todo o mundo.

 

Destaco:

- Trofeu Cala Millor - Un Hivern a Mallorca - este ano será realizado no dia 04.02 em Cala Millor, um povoado turístico maiorquino situado a 73 kms de Palma. Este torneio acontece há mais de 25 anos e é considerado a prova inaugural do calendário maiorquino da rota não profissional. São mais de 100 kms de pedaladas. Além do mais, o nome do torneio “Um Inverno em Mallorca“ é também o nome de um dos livros escrito por George Sand, amiga de Chopin, que esteve em Mallorca, junto com o pianista e os seus filhos, entre 1838 e 1839. 

 

- Playa de Palma - Challenge Ciclista Mallorca - de 25.01 a 28.01 - Os participantes estiveram, a cada dia, em diferentes cidades de Mallorca nesta 27a. edição. Foram percorridos mais de 640 kms… uau! Haja fôlego,  participantes!!!

Muitas equipes conhecidas no âmbito europeu e mundial como Movistar Team, Team Sky, Bora-Hansgrohe, Lotto-Sondal e Trek-Segafredo  estiveram presentes. Foi super emocionante e os cenários únicos. 

 

- Mallorca 312 - 28.04 - esta será a IX edição. Dentro desta prova estão incluídos 3 trajetos, com diferentes distâncias e desníveis - 167, 225 e 312 kms -  de acordo com a capacidade do esportista. Ponto de partida e chegada: a fantástica Praia de Muro, que dista 47 kms de Palma. São incríveis as paisagens que serão percorridas neste evento. As inscrições já estão esgotadas há muito tempo, e no ano passado participaram mais de 4.000 ciclistas de todo o mundo.

 

À parte das competições, destaco a iniciativa da Prefeitura de Palma chamada MobiPalma, um serviço público de aluguel de bicicletas. Prometo dedicar um blog especial a ela.

 

Você achou interessante este artigo? Quer reunir os amigos e vir a Mallorca para viver muitas emoções com a sua bicicleta, ver cenários fantásticos e seguros e desfrutar até não poder mais? Te garanto toda a assistência necessária! Escreva para info@eliana-guia.com e te posso dar muitas dicas para fazer as suas férias nesta Ilha simplesmente inesquecíveis. 

Curta a minha fan page no Facebook Eliana Pacifico Guia Mallorca e meu Instagram @elianapacifico_guiamallorca.  

 

Abraços desde Mallorca, 

Eliana Pacífico. Guia de Turismo.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0