Motivos para conhecer Mallorca no Inverno

Em muitos países da Europa, e, até mesmo em muitas províncias espanholas, a temperatura anda pertinho de 0º graus… ou está chovendo, fazendo frío e nevando!

É natural nesta época do ano.

E Mallorca? Continua linda!

 

Mesmo sendo uma Ilha que não tem rio, apenas torrentes ou fontes, a cada dia que vou a algum povoado ou cidadezinha me chama muito a atenção o verde intenso e bonito dos seus campos. Outra coisa que chama mais a atenção ainda: a floração das amendoeiras.

Se diz que em Mallorca existem aproximadamente 5 milhões de amendoeiras. Estão situadas em diversos municípios da Ilha, como por exemplo Sóller, Bunyola, Lloseta, Sencelles, Santa Maria del Cami…

Entre os meses de janeiro e fevereiro, dando boas vindas à primavera, ocorre a bonita floração dos pés de amêndoas. A Ilha se cobre de um bonito manto branco que muitos chamam de “neve maiorquina”. É incrível. Este fenômeno da natureza atrai, ano após ano, turistas de todo o mundo com os seus celulares ou máquinas fotográficas super preparadas para captar momentos únicos!

A amêndoa teve a sua origem no Oriente Médio e chegou à Ilha através dos romanos. Possivelmente foi introduzida aqui em 123 a.C.

 

E porque o seu cultivo se expandiu? Por muitos motivos:

- o solo é calcário e tem muito pouca matéria orgânica, 

- o clima de Mallorca é fantástico! O sol brilha quase todos os dias do ano…confira o-clima-de-mallorca.

Assim que a amêndoa maiorquina, cujo sabor é adocicado, tem uma elevada concentração de gordura não saturada (59%), superior à de outras regiões espanholas.

Além disto, em geral, é um alimento com muita proteína, fibras e que faz muito bem para o coração porque melhora o funcionamento das artérias. Ajuda a fortificar os dentes e os ossos tendo em conta que o ácido ômega 3 está presente na sua composição. É antioxidante e colabora para que o cérebro permaneça saudável, entre outras tantas coisas boas.

 

Você sabia que a Espanha é o segundo produtor de amêndoas no mundo? As principais áreas estão localizadas em Catalunha, Comunidade Valenciana, Mallorca, Andaluzia e Aragão. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar.

E o que é feito com as amêndoas em Mallorca?

Uma infinidade de produtos….tudo o  que a imaginação possa desejar e muito mais!

 

Saborosos exemplos:

- Gatò - a famosa torta maiorquina. Não deixe de prová-la quando estiver visitando Mallorca. É considerada patrimônio nacional. Suave, saborosa e com um toque de quero muito mais! A origem deste nome é francês: “gateau”.  

Como boa mineira que gosta muito de doce, sempre a faço em casa e é muito fácil de elaborar. Assim que eu te vou passar a receita:

Ingredientes:

 

- 250 gramas de amêndoa em pó;

- 250 gramas de açúcar;

- 6 ovos;

- casca ralada de 1 limão;

- 1 colherzinha de café de canela;

- manteiga para untar a forma.

 

Preparação: 

- separar as claras das gemas. Bater a clara em ponto de neve com uma pitadinha de sal e 125 gramas de açúcar;

- em uma tigela misturar a amêndoa, a outra metade do açúcar, as gemas, a casca do limão ralada e a canela. Misturar tudo muito bem;

- acrescentar, com delicadeza, as claras batidas;

- untar uma forma redonda de mais ou menos 20 cms de diâmetro, polvilhar  um pouco da farinha de trigo alredor do mesmo e colocar a massa.

A temperatura ideal do forno é de 160· graus durante uns 25 minutos. Para saber se está no ponto…faça a prova do palito. Nunca falha.

Espere esfriar, tire a forma e polvilhe açúcar de confeiteiro em cima.

Dicas muito importantes sobre o gatò: não se põe farinha de trigo nem fermento em pó entre os seus ingredientes.

É delicioso para comer sozinho ou acompanhado por um vinho doce.

No verão aqui em Mallorca as pessoas o saboreiam com um sorvete de amêndoas. É uma dupla invencível e fica de “rechupete” como dizem os espanhois.

 

Acrescento:

 

- Turrón de amêndoas - pode ser amêndoas inteiras ou moídas. Prefiro os dois…durante o natal, muitas padarias e pastelarias vendem este manjar dos deuses. É muito apreciado;

- leite de amêndoas - igual a famosa “horchata” de Valência. É vegano e ideal para as pessoas que não toleram lactose;

- marzapão - massa feita com amêndoas, açúcar e clara de ovo - se cobrem bolos, se fazem figuras modeladas etc.

 

Além destas maravilhas, a amêndoa está presente em perfumes, em gel de banho, em cremes corporais, e, com a madeira da amendoeira, se podem fazer muitos objetos de decoração.

Em Mallorca se usa um processo manual para a colheita das amêndoas, ou seja, se põe uma tela verde debaixo da árvore, e, com uma vara se vão dando golpes nas ramas. A colheita é feita no mês de agosto…..super quente em toda Espanha! 

Se você gostou deste post e o achou útil, compartilhe com os seus amigos.

 

Visite a minha fan page no Facebook Eliana Pacifico Guia Mallorca e no Instagram @elianapacifico_guiamallorca. Sigo postando fotos e dicas sobre a Mallorca que tanto amo.

 

Até a próxima e muito obrigado pela presença! 

Eliana Pacífico, Guia de Turismo

Kommentar schreiben

Kommentare: 0