A incrível Valldemossa

A incrível Valldemossa 

 

Valldemossa : “Tudo o que o poeta e o pintor podem sonhar, a natureza criou neste lugar”. George Sand.

 

Eu não sei se você já ouviu falar sobre Valldemossa. Nos dias de hoje….se você está buscando ter umas férias românticas, tranquilas e inesquecíveis…não busque mais. Escolha Valldemossa. Não perca mais o seu tempo. Planeje. Sonhe. E verá que tudo irá sobre rodas, como dizem os espanhois.

Segundo a lenda este paraíso pertenceu a um árabe de nome Mussa. Por certo, do ano 903 a 1229, Mallorca foi comandada pelos árabes. Daí que Mussa’s Vale, Vale do Mussa, e finalmente, Valldemossa.

Se no ano passado, Mallorca recebeu aproximadamente 28 milhões de visitantes (uau!) eu posso garantir que uma grande parte destas pessoas quiseram visitar este povoado, ainda que por poucas horas.

A cidadezinha, situada a 400 metros acima do nível do mar, com aproximadamente 2.000 habitantes, distribuídos em 42,93 km2, tem como principal indústria, o turismo.

Em cada esquina ou rua estreita e íngreme, o visitante é surpreendido com uma agradável atmosfera. A beleza dos vasos com flores decorando os espaços, o estilo das casas, o clima mais ameno que Palma etc. É como se tivéssemos entrado em um passado mais remoto. É como se o tempo tivesse parado para dar lugar à nossa imaginação.

Valldemossa está somente a 20 minutos de Palma. É possível chegar de  carro e estacionar bem no centro do povoado - estacionamento pago - ou de ônibus de linha que sai da Plaza de Espanha, em Palma.

 

À medida que nos aproximamos do povoado,  começamos a ver tantas coisas interessantes que vão chamando cada vez mais a nossa atenção:

 

- os famosos muros de pedra seca - herança árabe - e desenvolvidos, nos dias de hoje, com muita maestria, pelo pedreiro maiorquino. Consiste na arte de quebrar pedra por pedra e colocá-las uma ao lado da outra, ou uma em cima da outra, de maneira que todas fiquem muito bem encaixadas. Com isto se pode sustentar um desnível ou usar o muro como suporte para as oliveiras, amendoeiras ou outras árvores. É uma obra de arte fantástica.

 

- a Real Cartuja - visita obrigatória para as pessoas que gostam de cultura. A origem do nome Cartuja é devido à existência de uma ordem religiosa, fundada por São Bruno, e, que esteve presente em Valldemossa até 1835.

Você ficará surpreso com a igreja, o claustro, a biblioteca com livros da época monástica, os jardins internos com vistas maravilhosas para o povoado e para a  cidade de Palma.

Neste edifício, durante 3 meses, no inverno de 1838 a 1839, estiveram Chopin, sua amiga poetisa e escritora George Sand e os filhos dela Solange e Maurice. Vale a pena ressaltar que nesta época em Mallorca fazia muito frio e chovia à beça. O pianista polonês conseguiu com muita dificuldade compor algumas de suas obras. Infelizmente os médicos maiorquinos descobriram que Chopin tinha tuberculose. Um fato bastante assustador para esta época de tão poucos recursos. Depois da estadia na ilha, a escritora escreveu um livro, já traduzido em vários idiomas, com o título de “Um Inverno em Mallorca”.

Esteja atento ao horário do concerto de piano que oferece a Cartuja aos seus visitantes. Está incluído na visita.  Acontece no Palácio do Rei Sancho, construído no século XIV, por ordem do Rei Jaime II para o seu filho. Depois disto aproveite para visitar o palácio. É pequeno e vale a pena ver como os nobres  viviam nesta época. 

 

- a Igreja do padroeiro da cidade - São Bartomeo - é do século XIII, com estilo gótico, tendo sido reformada em diversas épocas.

 

Ao chegar a  Valldemossa, quais são os outros atrativos, você deve estar se perguntando…..

 

Muitos!

 

Bem próximo à Igreja do padroeiro está a casa de Santa Catalina Thomás, a única santa maiorquina, nascida em Valldemossa em 1531. A rua onde se encontra esta casa está sempre decorada com flores e plantas, e ela está aberta à visitação pública. É somente uma sala. Chama muito a atenção a homenagem do povo à “beateta", como Santa Catalina é conhecida: em cada porta ou janela das casas e edifícios, você verá um singelo azulejo decorado com a sua imagem, e pedindo a sua proteção.

 

Aproveite o seu tempo também visitando os jardins da Real Cartuja. Muito bonitos e inesquecíveis. Ali você encontrará o ilustre Frederic Chopin entre muitas rosas e árvores. 

Desfrute do miradouro “Miranda des Lledoners”, que está pertinho do Palácio do Rei Sancho. Você ficará impressionado com a vista do povoado e das oliveiras centenárias. Um ambiente para fazer muitas fotos!

 

Depois de tantos passeios por Valldemossa recomendo você se sentar para relaxar. O meu conselho é que busque  na rua principal uma das inúmeras cafeterias. É agradável até não poder mais. Mais dicas: prove a famosa coca de patata. E o que é isto? 

É o pão mais fofinho e gostoso que eu já comi na minha vida. É feito com batata cozida e amassada, água, farinha de trigo, açúcar, ovos, entre outros ingredientes. É típico de Valldemossa! Se é verão, a sugestão para o acompanhamento deste manjar dos deuses é tomar leite de amêndoas, e, se é inverno, não faça cerimônias: chocolate quente!

 

Valldemossa faz parte dos municipios maiorquinos que pertencem à Serra de Tramuntana, eleita Patrimônio da Humanidade em 2011.

É um encanto puro. Além do mais, se quiser estender o passeio, encontrará muitas lojas com objetos típicos de Mallorca, galerias de arte e típicos restaurantes maiorquinos.

 

Animado a conhecer Valldemossa? Ver de perto todas estas dicas? Não tenha dúvidas! Através de info@eliana-guia.com os seus desejos se tornarão realidade. Vou te oferecer um roteiro incrível, porque a experiência conta! Visite a minha fan page Eliana Pacifico Guia Mallorca, e no Instagram eu estou como @elianapacifico_guiamallorca postando a cada dia fotos e textos muito interessantes sobre esta Ilha que amo com muita paixão.

 

Se você gostou do texto, por favor, compartilhe com amigos e familiares. Muito obrigada pela presença e até mais! 

Eliana Pacífico

Guia de Turismo.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0