O Castelo de Bellver - o que ver neste bonito lugar.

 Algumas curiosidades sobre castelos....

  • Você sabia que a Bélgica é o país da Europa com mais castelos por metro quadrado?
  • Sabia que o Castelo habitado mais antigo do mundo se encontra na Inglaterra e é o Castelo de Windsor? Ele foi construído em 1070 e foi muito comentado nestes últimos tempos porque na sua capela (Capela de São Jorge) se casaram Megham e Harry.
  •  Sabia que a Espanha é um país com muitos castelos tendo, inclusive, duas comunidades autônomas que se chamam Castilha? Aqui o nome indica que são regiōes com muita cultura e patrimônio.
  • Sabia ainda que o Castelo de Praga é o maior do mundo e possui maravilhosos palácios e edifícios unidos por meio de pequenas ruas e vielas ?

Se falarmos de Europa, o mais antigo castelo é o Castelo de Burgalimar “Castelo dos Banhos” - palavra árabe - construído no século X pelos muçulmanos na província de Jaén, Andaluzia, Espanha.

Os castelos espanhóis sempre se localizaram, em geral, sobre uma colina na qual se permitia dominar o povo e todo o seu entorno.

Sempre tiveram um papel muito importante no monitoramento e defesa dos cidadãos. 

Mallorca, com a sua época dourada de reinos, não ficou indiferente à construção de um dos seus castelos. Ele se chama Castillo de Bellver, que, em catalão significa “Belvedere” ou “Bela Vista”. É um nome muito correto porque ele está situado a 112 metros acima do nível do mar e está rodeado por uma grande área verde de pinheiros e arbustos. De lá é possível observar a bonita baía da cidade de Palma, seus arredores, a Serra de Tramuntana e a parte plana de Mallorca. É incrível a paz que este lugar me transmite ! Muita gente aproveita para passear com amigos, fazer ginástica, correr com o cachorro….

Mas os fatos interessantes não terminam.

O Castelo de Bellver é o único castelo redondo da Espanha e o mais antigo de toda a Europa, neste formato.

O Rei Jaime II de Mallorca, filho do Rei Jaime I, o Conquistador, mandou construí-lo no século XIV. Era para ser usado como residência de verão e ter funçōes defensivas. Externamente, este castelo tem 3 torres presas ao edifício e uma outra com 33 metros de altura, a “Torre del Homenaje”, que está separada por uma ponte. Ao redor do Castelo de Bellver existem 2 fossos muito grandes. Para a construção deste prédio foram usadas pedras areniscas, chamadas de “marés” e provenientes de uma pedreira situada debaixo do próprio edifício. 

Muitas rainhas e reis maiorquinos habitaram Bellver. Entretanto, durante muitos conflitos, como por exemplo, a Guerra da Independência Espanhola (1808/1814) ou a Guerra Civil Espanhola (1936/1939) este espaço foi usado como prisão.

 

 

E o que você vai encontrar dentro do Castelo de Bellver?

Existem 3 andares: o primeiro está dedicado ao Museu Histórico da cidade de Palma. Você ficará por dentro da origem da cultura maiorquina, verá fotos de casas senhoriais e seus pátios e algumas estátuas de mármore decorando o recinto.

Durante o verão, a Orquestra Sinfônica de Baleares se apresenta aqui com muito sucesso. As pessoas vêm para desfrutar de concertos de música clássica em um ambiente com uma excelente acústica.

Subindo em direção ao segundo andar, encontraremos 42 colunas góticas ao redor do principal corredor e muitas salas para poder visitar.

Destaco a Capela de São Marcos dedicada ao padroeiro do Castelo.

Outras interessantes salas são: a que foi dedicada a Raimundo Lulio, considerado o pai do idioma catalão, a Gaspar Melchor de Jovellanos, escritor e político espanhol muito conhecido e que esteve aqui como prisioneiro de 1802 a 1808. 

No Salão do Trono, com um grande quadro dedicado ao Rei Jaime I, muitos noivos celebram o seu casamento civil.

Não deixe de conhecer, também, duas salas nas quais estão estátuas, colunas, placas, dorsos, rostos, moedas de mármore etc. Este patrimônio foi propriedade do Cardeal Antônio Despuig y Dameto. Ele também foi patrocinador de muitos artistas, colecionador de arte, Bispo de Orihuela e Arcebispo de Valência e Sevilha. Ele nasceu em Palma no século XVIII. Este patrimônio é originário de Roma.

Depois de ver muitas coisas interessantes prepare a sua câmera: no terceiro andar te esperam 360 graus de pura emoção! Por meio de escadas bem antigas e empinadas, com muito fôlego e ânimo, você chegará ao último andar do Bellver.

Incrível poder ver e curtir todo o cenário desta altura e respirar um ar super agradável. Tenho certeza de que você não ficará indiferente à beleza do Mar Mediterrâneo e à fantástica Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011. 

Aproveite cada segundo porque vale à pena!

 

Desejando conhecer Mallorca? Estou à sua disposição para poder planejar umas rotas interessantes e exclusivas nesta Ilha que aprendi a gostar há mais de 21 anos. Sempre estou postando fotos interessantes no Facebook como Eliana Pacifico Guia Mallorca, e, no Instagram estou como @elianapacifico_guiamallorca. Em info@eliana-guia.com posso esclarecer todas as dúvidas que possam surgir! É só perguntar !

Muito obrigada pela atenção ao meu trabalho e até uma próxima vez com muito mais novidades.

 

Abraços desde Mallorca,

Eliana Pacifico 

Kommentar schreiben

Kommentare: 0