A Oliveira de Palma

A Espanha é líder mundial na produção de azeite de oliva. 

Que coisa mais agradável poder temperar uma salada ou dar um toque especial à carne ou ao peixe com um bom azeite. Me dá água na boca só de pensar, não é mesmo?

A principal área produtora se localiza na Andaluzia. A Itália, Portugal e a Grécia também são importantes países produtores. 

Oliveira perto de Valldemossa

A Espanha tem mais de 300 milhões de oliveiras e muitas são milenares.

E por certo, a oliveira espanhola mais antiga tem mais de 1.700 anos de idade, e, se encontra na cidade de Uldecona, Tarragona. Entretanto, em Ibiza, se localiza a maior oliveira de todo o País. O seu nome é “Olivera de n’ Espanya”, também é bastante antiga, e, tem mais de 12 metros de altura.

Oliveiras centenárias perto da cidade de Soller

Al Badawi é o nome da oliveira mais antiga do mundo - tem entre 4.000 e 5.000 anos, segundo os entendidos do assunto. Está plantada em uma aldeia chamada Al Walaja, em Belém.

Flores da oliveira

Mallorca se apresenta como um lugar ideal para o cultivo das oliveiras e aqui é produzido um azeite de oliva extra virgem.

Na Serra de Tramuntana (Soller)

Pela sua natural e alta umidade, um solo muito pobre em matéria orgânica e o seu tradicional clima mediterrâneo, faz com que a Ilha seja um dos lugares perfeitos para o seu plantio e desenvolvimento.

As oliveiras são encontradas em todas as regiões de Mallorca incluindo a Serra de Tramuntana.

Cada árvore nos surpreende por uma característica “sui generis”: os formatos do tronco e sua raiz,  a altura, o perímetro, a beleza da sua copa, e, segundo a época, pelas distintas  tonalidades das suas folhas.

Posso garantir que existem oliveiras espetaculares e que chamam muito a nossa atenção.

A Oliveira de Palma na frente da sua Prefeitura 

Assim, segue uma dica muito importante: quando estiver de passeio pela cidade de Palma não se esqueça de incluir no seu roteiro uma visita à Plaça de Cort, o chamado quilômetro zero da cidade. Justo em frente ao prédio da Prefeitura se encontra um autêntico tesouro!

Uma oliveira que tem entre 500 e 600 anos de idade. É a “Olivera de Cort”. Ela foi trazida de uma fazenda chamada “Pedruixella Petit” localizada na bonita cidade de Pollença.

Foi transplantada em 1999 com os seus quase 3.000 quilos e aí está como um símbolo de paz e amor à terra.

Ela não deixa ninguém indiferente. Será um tremendo amor à primeira vista…. 

A cara da bruxinha....

Aproveite para dar uma volta ao redor deste monumento da natureza  porque você verá muitas coisas curiosas no seu tronco-raiz como: uma bruxinha muito simpática e sorridente. Aqui este tronco é chamado de “o cabeçudo" ou uma enorme orelha, a “orelha de Mallorca”.

Aconselho deixar-se levar pela sua imaginação!

A orelha de Mallorca...

E a coisa não termina aí. Entre tantas curiosidades e de acordo com a temporada, você encontrará uma árvore que ainda floresce, dá frutos e cuja altura é de uns 6 metros. A sua copa é muito frondosa e bonita.

Tenho que dizer também que esta obra de arte está catalogada e protegida pela lei 6/1991, e que pertence às Árvores Singulares das Ilhas Baleares.

Raízes

De novo quero agradecer a leitura do meu blog. É com imenso prazer que escrevo sobre Mallorca. Se achou interessante, compartilhe este texto com familiares e amigos.

Eu estou presente no Facebook como Eliana Pacifico Guia Mallorca e no Instagram como @elianapacifico_guiamallorca. Quando tiver um tempinho, curta estas páginas. Sempre publico fotos e assuntos interessantes sobre esta Ilha que eu tenho grande paixão.

Abraços desde Mallorca,

Eliana Pacifico, 

Guia Oficial de Turismo.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0