Can Corbella

Palma é uma cidade com tanto charme e encanto que para visitá-la você terá que reservar mais de um dia na sua agenda. Pode acreditar que é verdade! Palavra de Guia.

Esta cidade que foi fundada no ano 123 a.C. pelo Consul Romano Quintus Cecilio Metelo não parou de crescer desde os seus primeiros momentos.

O seu centro histórico é um dos mais bem conservados e cuidados da Europa. A Catedral, o Palácio de la Almudaina, o Palau March, o edifício do Consell Insular de Mallorca, a Prefeitura, as igrejas etc., são lugares que nos chamam muito a atenção.

Muitos estilos podem ser identificados nestes edifícios: gótico, neo-clássico, manierista, barroco, modernista, art nouveau etc.

No meu Blog eu escrevi sobre a Oliveira de Cort - clique aqui para lê-lo.  

Aproveitando a visita ao quilômetro zero da cidade, caminhe mais uns 10 metros na direção da Calle Sant Domingo nº 1 . Neste endereço se encontra um prédio muito singular e bonito: Can Corbella.

Primeiramente a expressão "Can" em maiorquino significa "a casa de".

A Família Corbella encarregou ao maestro de obras Nicolau Lliteras um projeto de reforma de três casas que já existiam nesta esquina.

O estilo arquitetônico que foi usado é o neo-mudejar. Este estilo surgiu na Europa entre os séculos XIX e XX.

Na Espanha foi bastante dominante e ficou refletido em muitos edifícios por todo o País como, por exemplo, na Plaza de Toros Las Ventas de Madri, na Estação Ferroviária da cidade de Aranjuez, na fachada do Edificio dos Correos de Saragoza e até mesmo no interior da Igreja de San Pedro em Teruel, considerada como Patrimônio da Humanidade.

Can Corbella se apresenta entre os estilos neo-mudejar e o modernismo. 

Sobre o Modernismo, em Mallorca, Antoni Gaudi deixou por aqui muitos discípulos. Este importante arquiteto catalão trabalhou na Catedral de Palma entre 1904 e 1914.

Voltando a Can Corbella, coincidentemente no primeiro andar, vemos arcos de ferraduras e vidros de muitas cores ao redor de um círculo.

Os três andares subsequentes estão cobertos minuciosamente por madeiras que também foram usadas na criação de decorações  muito originais. Se vê muito bem uma fachada ondulante. As janelas foram adornadas também com pilares de madeira.

Outra coisa que destaco é a cor com a qual foi pintado este prédio: um bege muito agradável ao conjunto arquitetônico e aos olhos de quem o admira!

O final do edifício quase passa desapercebido porque está formado por uma torre octogonal situada no centro do 5º andar e que coincide com uma escadaria.

Até 1985, no primeiro andar deste prédio,  funcionava uma farmácia que se chamava Corbella. Hoje existe neste espaço uma loja dedicada aos esportes.

Muito obrigada pelo prestígio do meu Blog. No Facebook estou como Eliana Pacifico Guia Mallorca e no Instagram como @elianapacifico_guiamallorca. Quando tiver um tempinho curta estas fans pages. Sempre posto fotos sobre Mallorca, Ilha que tenho verdadeira paixão!

Até a próxima vez,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0