Palma Street Music


Eu considero que a cidade de Palma é muito viva. À parte dos importantes edifícios e monumentos, nos deparamos com muitas surpresas, como por exemplo, eventos, feirinhas, mercados, e pelas ruas, muita música!      Cidade cosmopolita, com grandes músicos e intérpretes. Turistas e moradores querem apreciá-los, claro!

O Elianas Blog desta vez está dedicado ao Grupo Wa Koul Diop que se apresenta em um espaço próximo à Plaza Mayor de Palma.

Omar Niang, criador deste grupo musical, senegalês, historiador de profissão, chegou à Espanha em 1985. A primeira cidade espanhola que ele conheceu foi Málaga e logo depois decidiu vir para Mallorca. De acordo com as suas impressões, Palma tinha muito poucos habitantes.

Decidiu participar de um festival de pop rock, com uma canção africana, e ficou em 1º lugar. Depois disto chegou a gravar um disco para a Rádio Nacional Espanhola.

Na sua banda se encontram muitos artistas de vários países do mundo: Argentina, Brasil, Bulgária, Cuba, Espanha, Itália, República Dominicana, Venezuela, Uruguai...

 

Cada um se dedica a tocar um instrumento musical. O Omar é um músico multi-instrumentista. Dentre vários instrumentos de corda, ele toca guitarra, cello e além dos menos convencionais, como o ukelele e xalam, sendo este último, de origem africana.

O nosso representante brasileiro Cabo Rogério, baiano de nascimento, se dedica à percussão. Para os amantes do contrabaixo, o destaque vai para Lázaro Gonzalez, cubano. 

Dá gosto ver os integrantes do grupo se apresentando. Uma perfeita harmonia entre os instrumentos, o que fascina a todos os presentes. 
De acordo com Omar, ele é o responsável pela seleção das músicas e de cantá-las em muitos idiomas, como por exemplo, wolof que é o idioma oficial do Senegal. Também cantam em espanhol, inglês, alemão, russo ...

Quase não ensaiam porque dois dias são suficientes para que uma nova música esteja pronta para ser apresentada ao público. Cada músico contribui com o seu “grão de areia” para este autêntico world-music. Expressam diferentes sentimentos através de diferentes culturas. 

Omar e Lázaro coincidem na opinião de que a música é a melhor maneira que eles encontraram para aproximar-se das pessoas, dando-lhes alegria e um momento agradável. Eles ficam tão contentes quando percebem crianças e adultos dançando ao ritmo de Wa Koul Diop! 

Com uma enorme satisfação Omar me contou que no ano passado , recebeu uma mensagem de um rapaz austríaco que havia escutado a sua música na rádio de seu país, e que, "sem querer querendo" começou a dançar.....era a felicidade em estado puro! Você deve estar perguntando o que significa Wa Koul Diop, não é mesmo? Este é o nome da cidade natal de Omar no Senegal.

Sobre as condições dos músicos que se apresentam nas ruas de Palma, oficialmente, não existe uma lei regulamentar. Eles ainda a estão esperando.

Segundo o artista senegalês, para as pessoas que querem apresentar-se nas ruas como músicos, o fundamental é estudar.  Dedicarem-se ao máximo, evitando improvisações, que possam prejudicar a performance.

Ele admira todas as expressões musicais e tem um especial carinho pela música brasileira, e destaca a genialidade de Gilberto Gil.  O horário de apresentação desta magnífica banda é de 11:30 às 14:00 todos os dias em uma praça anexa à Plaça Mayor de Palma.
 Por certo, eles também tocam em festas, casamentos, comunhões, eventos nas cidades de Mallorca e da Europa sem perder a ilusão de cantar na rua! 

Quanta coisa interessante e enriquecedora sobre Mallorca. Foi muito agradável ter feito esta entrevista. Uli e eu aproveitamos a oportunidade e fizemos uma gravação de Omar e seus músicos...clique abaixo para desfrutar também!
 Muito obrigada pela sua atenção. Você sabia que eu também estou no Facebook como Eliana Pacifico Guia Mallorca e no Instagram como @elianapacifico_guiamallorca?  Nestes dois canais aproveito para postar fotos e dicas deste paraíso que tanto aprendi a admirar!
 Compartilhe com amigos se gostou e deixe um comentário ou  uma pergunta sobre Mallorca. Terei o máximo prazer em lhe responder
.

 

Até o próximo tema e abraços de Mallorca,


Eliana Pacifico
.

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.


Videos

Kommentar schreiben

Kommentare: 0