Can Casasayas

Sempre que vou pelo centro de Palma, com turistas ou sozinha, eu não deixo de admirar dois prédios situados na Plaza del Mercat, números 13 e 14. Se chamam Can Casasayas. Por certo, a expressão "Can" em maiorquino significa "a casa de". São de estilo Modernista  em estado puro!

O estilo modernista expressa, principalmente, a natureza nas suas criações como adornos, flores, animais, rostos, cerâmicas, ferros retorcidos, etc. É procedente do final do século XIX e começo do século XX. Está identificado com outros nomes, por exemplo: Jugendstil na Alemanha, Art Nouveau na Bélgica e França, Sezessionstil em Viena e Modern Style na Inglaterra. Quero ressaltar que o estilo coincide nas mesmas épocas nestes países, apresentando apenas algumas diferenças. No meu entender, é um movimento muito completo porque se expressou através de edifícios, esculturas, pinturas, vidros, lâmpadas, igrejas, joias, relógios, móveis etc.     A expressão “modernismo” significa modernidade, inovação, novidade e projeção no futuro. Tem uma personalidade urbana, e, ao invés de basear-se na simetria, nos apresenta a assimetria, o ondulado, e a irregularidade de uma maneira bastante ousada e atrativa. É uma arte totalmente expressiva.

Para quem já teve a oportunidade de viajar a Paris, por exemplo, pode ver este estilo em muitos lugares. É um tremendo prazer poder admirar as estações de metrô desta cidade. Hector Guimard, o grande idealizador das mesmas, usou para a criação dos seus trabalhos vidros opacos, ferro fundido, apresentando motivos vegetais como raízes, ramas de árvores, enredadeiras, lâmpadas-flores, etc., com muita originalidade. Este artista é reconhecido como o máximo representante do Art Nouveau na França. Nasceu em Lyon em 1867 e faleceu em 1942 em Nova York.

Outro símbolo Modernista ou Art Nouveau muito famoso se encontra em Bruxelas, na Bélgica e se chama Casa Tassel. Foi construída sob os planos do arquiteto belga Victor Horta (1861-1947) que foi estudante da Academia de Belas Artes na França. Esta obra é tão importante que se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000.                                              E como se desenvolveu o Modernismo na Espanha ?

Catalunha, sem dúvidas, aportou um fantástico legado ao País. A cidade de Barcelona respira Modernismo. A fonte inesgotável se chama Antoni Gaudí, famoso arquiteto catalão que nasceu em Tarragona em 1852. Ele era filho de ferreiro e dominava com muita maestria este material. Gaudí conseguiu reavivar a arquitetura. Gostava muito de trabalhar com vidros, cerâmica, ferro. Com pequenos pedaços de cerâmica colorida ele criou uma técnica chamada "trencadís" através da qual pôde elaborar desenhos e acabados de grande beleza artística. Gaudí trabalhou em Mallorca de 1904 até 1914. Aqui ele redecorou a Catedral de Palma. Prometo um Elianas Blog especial sobre este gênio. Gaudí faleceu em 1926, 12 anos depois de haver estado na Ilha. Vale ressaltar que durante o período que ele esteve aqui foi algo revolucionário em termos de arte. Criou, com o seu estilo, muitos seguidores e discípulos. Vemos exemplos de belos edifícios em Palma e Soller. Todos decorados com verdadeira maestria!

Depois deste pequeno passeio pelas artes, volto aos edifícios de Can Casasayas. Um deles chegou a funcionar como uma pensão. Se chamava Pensión Menorquina e era de 1ª categoria. Estes edifícios que hoje são declarados "Bien de Interés Cultural" da cidade de Palma foram encomendados por José Casasayas Casajuana ao arquiteto Francisco Roca Simó. A construção foi rápida, ou seja, de 1908 a 1911.


Entretanto, foi outro arquiteto, Guillem Reynés, quem finalizou as obras. São duas joias da arquitetura e não deixam a ninguém indiferente diante de tanta beleza.

De suas bonitas fachadas nos cativam o Modernismo latente através de borboletas, ferros retorcidos, ondulações, incluindo as janelas e os balcões.  Quanta arte inspirada, possivelmente, na tendência gaudiniana da época. É muito curioso porque cada edifício ocupa uma esquina da Carrer (rua em maiorquino) Can Santacília e de acordo com a história deveriam estar unidos por uma espécie de ponte que, na época, não foi autorizada a construção pela Prefeitura. Can Casasayas estão muito próximas do centro histórico de Palma.

Me encanta Mallorca! Esta paixão é transmitida através das redes sociais. Estou presente no Facebook como Eliana Pacifico Guia Mallorca, e, no Instagram como @elianapacifico_guiamallorca. Quando tiver um tempo, curta estas páginas e aprecie fotos incríveis!

Se tiver alguma curiosidade sobre as Ilhas Baleares, deixe um comentário porque terei o máximo prazer em te responder!

Até a próxima e obrigada pelo prestígio.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0