A saborosa laranja de Soller

Esta semana estive guiando um grupo pela cidade de Soller. Ela está situada ao noroeste da Ilha e é conhecida como o vale dourado maiorquino e onde está o centro do cultivo das laranjas em Mallorca.Tem uma população de 14.000 habitantes que são conhecidos como os sollericos ou sollericas. Está rodeada pela Serra de Tramuntana que é Patrimônio da Humanidade desde 2011. É muito interessante o visual porque a cidade está aos pés desta cordilheira, e, assim podemos notar muito bem a sua grandeza. É como se estivéssemos na parte de baixo de um funil.

O bonito vale dourado está composto por Soller, Porto de Soller, Biniaraix e Fornalutx, sendo que este último povoado foi eleito um dos mais bonitos da Espanha. Prometo um Elianas Blog dedicado a ele!

Por estar Soller e alredores protegidos pela Serra de Tramuntana faz com que nestes espaços cresçam árvores de todo tipo: oliveiras, alfarrobas, abacateiros, cerejeiros, macieiras, pereiras, pessegueiras, ameixeiras de todas as cores, nespereiras, figueiras, limoeiros,  mexeriqueiras, amoreiras, laranjeiras ....

Ufa!

Creio que me esquecí de mencionar outra árvore, mas, a memória às vezes falha ao ver tanta coisa bonita. Considero-me uma pessoa apaixonada pelas frutas. No Brasil viví em uma casa com um quintal enorme. Perdi a conta das horas que passei alí saboreando todo tipo de frutas. Se eu pudesse me alimentaria  delas.

Voltando ao que nos interessa, Soller é uma cidade cuja principal fonte é o turismo. Excelentes praias e porto, hotéis, bares e restaurantes de bom nível, um bonito centro histórico, museus, um trem do século passado etc

Mas, vou ser sincera, o que eu mais gosto de fazer, além de curtir tudo isto, é assentar e tomar um copo de suco de laranja !

Você deve de estar curioso e pensando, mas, a laranja é igual em todas as partes do mundo. Não tem muito sentido nisto....

A resposta é que este suco de laranja é parecido a mel. É doce, diferente e muito agradável ao paladar.

Por certo, qual a origem da laranja ou taronja em maiorquino?

Ela é originária do Vietnam, India ou do sudoeste da China. 

Atualmente o Brasil é o principal produtor desta fruta em nível mundial. Na Espanha, o destaque fica para a alta produção de laranjas da Comunidade Valenciana. E quais são os componentes desta fruta além da tradicional e tão famosa vitamina C?

Pois tome nota: potássio, água, cobre, zinco, magnésio, cálcio, fósforo, ácido fólico, beta caroteno e o seu sumo nos oferece muita fibra.

Além do mais a laranja tem propriedades antioxidantes. Incrível como a laranja pode trazer tanto benefício para a nossa saúde.

As laranjas são encontradas em toda Mallorca desde hortas até enormes fazendas, mas os maiorquinos, de acordo com pesquisa  feita pela "Conselleria de Medio Ambiente", no ano passado, preferem as laranjas de Soller.

 

Praticamente quase todo o ano, exceto nos meses de agosto e setembro, pode-se desfrutar deste manjar.

Os tipos "navelina" e "navel" são colhidas nos meses de inverno. Existem também as laranjas amargas. São uma mistura de pomelo e mexerica. São usadas para fazer geléias. Os ingleses são fãs. A história da laranja de Soller nem sempre foi tão doce assim. Em 1865 uma praga de nome gomosis atacou as laranjeiras, fazendo com que muitos comerciantes e habitantes deixassem a cidade e migrassem para a França, Suiça, Bélgica, Républica Dominicana etc para buscar um meio de ganhar o seu pão de cada dia.  

Voltaram muitos anos depois com a prosperidade debaixo do braço e dispostos a reativar o seu negócio, construir bonitas mansões e reinvestir na cidade.

Desde 2007 toda a população e turistas festejam a "Fira de Sa Taronja" (feira da laranja). Este ano será a vez da 13a feira. No período de 29.03 a 14.04.19 haverá no centro da cidade feirinhas, venda de produtos artesanais, degustações de produtos elaborados a partir dos cítricos, showcooking, concursos etc. Tudo isto organizado pela Cooperativa Sant Bartomeu e a Prefeitura da cidade. Claro que eu vou participar!

Mas o que é feito com a laranja em Mallorca? Sumo, excelentes geléias ou confituras, pão de laranja com nozes ou amêndoas, pudim, sorvete, licor, mel, gim, sabão etc.

É muito usada na cozinha gourmet e na confeitaria.

Outro dia fiz um famoso bolo maiorquino chamado "Coca de Taronja" e quero dar a receita porque é super fácil de fazê-la. Com certeza você vai gostar!

 

Aqui está a receita:

 

Ingredientes:

- 05 ovos

- 180 gr de açucar

- 1 iogurte natural

- 120 gr de manteiga

- 80 gr de óleo de soja

- 200 gr de farinha de trigo

- 1 laranja (separar o sumo e as raspas da casca)

- 16 gr de fermento em pó

 

 

Procedimento:

- bata as claras em neve e reserve-as

- bata bem as gemas com o açucar. Depois acrescente o iogurte, o óleo de soja, a manteiga derretida e fria, o zumo e as raspas da laranja. 

- peneire, juntos en outro recepiente, a farinha e o fermento, e os acrescente ao conjunto anterior com movimentos envolventes. Por fim misture as claras batidas em neve. 

 

A forma pode ser redonda com uns 18 cm de diâmetro. Deve de estar untada totalmente com manteiga e com farinha de trigo nos laterais. Aconselho colocar uma folha de papel vegetal no fundo da mesma. Assim será mais fácil para desenformar o bolo. 

Forno a 180 graus durante uns 40 minutos. Vai depender do forno. Assim que esfriar retire do molde e sirva-a com açucar de confeiteiro. Você e a família vão adorar!

 

Aqui está a foto do meu bolo! Bonito heim?

Quero comentar que à parte das laranjas, em Soller encontram-se extensos campos de limões e mexericas. 

É um paraíso!

 

Quer conhecer esta cidade através de um ótimo passeio em uma bonita fazenda onde os cítricos são as estrelas?

É só fazer contato em info@eliana-guia.com e planejaremos o seu dia inesquecível em Mallorca. 

Palavra de Guia.

Muito obrigada pela leitura. Gostou? Compartilhe com a familia e amigos.

Até o próximo Elianas Blog.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacífico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Instagram.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0