A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

O Castelo de Capdepera (So, 21 Jan 2024)
Capdepera é um tranquilo município maiorquino que localiza-se na parte oriental da Ilha. Está a uma hora de distância em carro de Palma e possui uns 13.000 habitantes. Capdepera significa “Caput Petrae” ou Cabo da Pedra. O seu campo de golf - Capdepera Golf - é considerado um dos melhores de Mallorca possuindo 18 buracos, e, foi desenhado por Dan Males, um conceituado arquiteto americano. Outra atração são as excelentes calas ou praias situadas próximas a este entorno: Cala Mesquida, Cala Agulla ou Canyamel. Capdepera fica a uns 100 metros acima do nível do mar e possui umas vistas hipnotizantes sobre o Mar Mediterrâneo Estas terras foram habitadas desde a antiguidade, ou seja, entre os séculos X e II a.C. Da época dos romanos foram encontrados restos de cerâmica, e, no período dos árabes (903-1229) este povoado pertencia ao Distrito de Yartan (Jardim). Desta época conserva-se a “Torre d’en Miquel Nunis” desde a qual, entre outros, avistamos a Ilha de Menorca.  Em 1231, nesta torre, foi assinado o Tratado de Capdepera através do qual os árabes que ocupavam a Ilha de Menorca tornaram-se submissos ao Rei Jaime I de Aragão, o Conquistador de Mallorca. Além do mais  foi o primeiro espaço que fêz parte da fortificação que até hoje é a maior atração deste povoado. Em 1.300 o Rei Jaime II de Mallorca, filho de Jaime I, fundou Capdepera. Com o propósito de reunir, proteger e ordenar a população que vivia dispersa por alí, decidiu situá-la dentro da muralha. No século XVI existiam mais de 100 casas no seu interior. Assim puderam se defender dos ataques dos piratas e corsários. A Igreja de “Mare de Déu de la L’Esperança” - a  Padroeira de Capdepera. Este templo foi construído entre os séculos XIII e XVIII . Neste Santuário encontram-se uma imagem gótica do Santo Cristo feita com madeira de laranjeira e outra da Virgem da Esperança (1569). O terraço da igreja oferece umas bonitas vistas ao mar e às montanhas. A área dos jazigos arqueológicos no qual podemos ver as estruturas da muralha e das casas. A “Casa del Gobernador” - usada como centro administrativo pelas tropas militares que estiveram guardando este lugar. Viste a exposição permanente sobre a “ llata”. Este ofício representa um trabalho artesanal feito em Capdepera com a folha da palmeira.Se você estiver visitando o povoado no terceiro fim de semana do mês de maio não perca o Festival Medieval realizado todos os anos neste recinto.Merece a pena! Vista da fortificação para a vila. Castelo de Capdepera Carrer Castell, s/n Horários :  - de novembro a maio: 10:00hs a 14:00hs e 17:30hs a 20:30hs - de junho a setembro: 10:00hs a 20:30hs. Entrada: 3€ (pagamento com cartão de crédito).   Muito obrigada pela leitura. Comparta com os amigos se você curtiu este blog!  Estou em Instagram como Eliana_guiamallorca.   Espero pela sua visita. Até o próximo blog com mais coisas interessantes sobre Mallorca. Ela é a minha paixão !   Abraços de Mallorca, Eliana Pacifico
>> mehr lesen

Raixa (Sun, 21 Jan 2024)
Raixa é uma fazenda maiorquina (possessió) que localiza-se em Bunyola aos pés da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011. A sua extensão é de 54 hectáreas incluindo a casa e os jardins. O seu nome inicial foi Araixa que significa umbria ou lugar fresco.  Este lugar já existia na época que os árabes dominaram a Ilha (903-1229). Raixa pertenceu a varias famílias nobres de Mallorca, mas, foi na época do Cardeal Antônio Despuig (1745-1813) que este lugar viveu o seu momento de esplendor ao ser transformado em uma vila italiana com muitos elementos neoclássicos A casa é enorme e contêm um acervo sobre os municípios que fazem parte da Serra de Tramuntan "Centro de Interpretación y visitantes de Raixa-Serra de Tramuntana.” Em uma das salas existe um enorme mapa de Mallorca com todas as “possessions” da Ilha. As vistas desde a loggia para os jardins e a montanha são impressionantes. Além da ilustração da casa do cardeal nos deparamos também com representação do muro de  pedra seca “Pedra en Sec” Alredor do edificio encontram-se um amplo pátio, uma capela, a almazara (onde se produzia o aceite de oliva) bem como os alojamentos dos proprietários e os seus empregados. Outra visita que merece a pena é a do mirador de estilo neoárabe composto por janelas com vidros de muitas cores e, de onde, você poderá desfrutar de vistas espetaculares. No exterior estão: O Jardim dos Laranjos, o Jardim da Galeria e, na parte superior da casa encontra-se uma escadaria monumental dedicada ao Deus Apolo. No caminho em direção à parte posterior de Raixa existe uma gruta artificial criada a partir de outras grutas da ilha.  Perto deste espaço existem dois estanques sendo que um têm 98 metros de comprimento, 18 metros de largura e 7 metros de profundidad. Ele foi construído em 1753. Está cheio de carpas. Existem lugares para sentar e desfrutar da natureza. Outro  dado importante sobre Raixa: em 1982 ela foi usada como cenário de filmes de renome, ou seja, Bearn o la Casa de Muñecas e Muerte bajo el sol, sendo que este último baseado em um livro de Agatha Christie. Raixa: Carretera Ma-11 de Palma a Soller, Km 12,2 Bunyola Horario de funcionamento: de terça-feira a sábado - 10:00 hs a 15:00 hs Domingo e Segunda-feira: fechado. Entrada grátis.   Espero que você tenha desfrutado deste blog e das fotos de Uli Fuchs sobre Raixa.   Eu estou em Instagram como Eliana_guiamallorca.    Abraços de Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares  
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0