O Palácio de La Almudaina - 2

Continuamos com a nossa visita pelo Palácio de La Almudaina.

Os árabes deixaram uma herança de palavras muito grande tanto na Espanha como em Mallorca, que até hoje estão presentes no nosso cotidiano, como por exemplo, nomes de cidades na Ilha: Alcúdia (que significa monte), Algaida (que significa bosque) ou o nome da Serra de Alfabia (que significa jarro de azeitonas), entre outras tantas coisas. E aproveito a ocasião para dizer que Almudaina significa fortaleza.

Assim que o nosso passeio vai recomeçar....

Depois de comprar as entradas passaremos por um controle situado próximo à bilheteria como se estivéssemos embarcando no aeroporto. É rápido e sem burocracias. 

Para aceder ao palácio entraremos por um corredor cujo teto é muito singular. Aprecie-o porque  a noite e o dia estão muito bem representados através de um artesonado. É a arte mudéjar. É do século XIV. Este tipo de arte é bastante exclusivo da Península Ibérica, que conjuga detalhes e influências árabes, ou seja, a junção das artes hispânica-musulmana.

Aqui você verá janelas estreitas que serviram para a defesa do Palácio e uma outra com vistas aos exteriores do prédio. 

A próxima sala é a das Chaminés. São 3 em total. Preste atenção ao quadro que homenageia o Rei Jaime I, o conquistador de Mallorca. Ele está diante dos governadores muçulmanos, que encontravam-se em posição  de submissão, possivelmente no dia oficial da conquista cristiana, ou seja, 31 de dezembro de 1229. Você verá os escudos de armas do Rei Felipe II e de Mallorca além de uma virgem de origem medieval. Este salão era maior e foi dividido em 1578 quando derrubou-se o seu teto. Por certo, o Rei Felipe II foi Rei da Espanha  de 1556 até 1598. Ele era filho do Rei Carlos I de Espanha (o Imperador Carlos V).

Descubra quem foram os reis maiorquinos no Salão dos Reis. É impressionante a réplica da “cimera” ou uma espécie de adereço usado pelo Rei Jaime I no seu capacete. O arremate é em forma de dragão.

No “Salón de Consejos” existem brasões do Rei Felipe II. Estão no teto. Tudo isto é para ratificar que ele foi o responsável pela reconstrução do palácio. Este enorme espaço está decorado com tapetes que foram tecidos em Bruxelas e móveis dos séculos XVI e XVII. Existe uma armadura super interessante.

Flandres está presente no “Comedor de Oficiales” através de enormes quadros ou naturezas mortas que representam verduras, peixes, animais, aves e muitos personagens desempenhando o seu trabalho nas feiras. 

O Imperador Carlos V também tem uma sala em sua homenagem. Aproveite para curtir os achados arqueológicos das épocas dos romanos e árabes. Todos estão expostos em vitrines. 

Ao sair desta sala curta a fantástica vista sobre a baia de Palma. Prepare a camara de fotos porque valerá a pena. 

A seguinte sala é a da “Guardia”. Aí estiveram os responsáveis pela defesa do rei. Ela está a poucos metros dos banhos árabes. Aqui vou falar de água, bem muito precioso que os árabes sempre souberam encontrar e cuidar! Os romanos também ! Estes últimos criaram as famosas termas que os árabes assimilaram o estilo técnico para criar a sala fria, a sala morna e a sala quente sendo que esta última era dedicada aos banhos com vapor. De acordo com os historiadores, debaixo deste lugar existiu um hipocausto, uma espécie de forno cujo principal objetivo era esquentar o ar  e fazê-lo circular nestas salas. Este espaço era exclusivo dos nobres walies ou governadores árabes.

Através de sinalizações, você chegará ao exterior do recinto e terá muitas surpresas que eu prometo contar e mostrar no próximo Eliana’s Blog.

Eu agradeço pela leitura e atenção. Quando tudo isto passar, venha curtir Mallorca porque você e a família merecem o melhor.

Achou interessante? Compartilhe o texto, por favor. Eu estou presente no Facebook e Instagram postando fotos muito bonitas

sobre a Ilha.

Leia aqui sobre a 1a parte do Palácio de La Almudaina.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0