Arta I

Artà está situada no nordeste de Mallorca. Se você for de carro, o percurso será de uns 60 minutos desde o Aeroporto Internacional de Palma.

A sua população é de aproximadamente uns 7.500 habitantes e esta cidade destaca-se pela sua cerâmica, produção agrícola, confeitaria, bolsas e produtos de vime muito originais.

Os artanencos são conhecidos em toda Mallorca como pessoas que gostam muito de organizar e participar em festas. Por exemplo, desde 1581, eles comemoram o dia dedicado a Santo Antônio Abad, o padroeiro dos animais. As suas ruas são enfeitadas e o dia 16 de janeiro está dedicado às procissões, bailes regionais, fogueiras, shows, músicas, fogos artificiais etc. Chama muito a atenção a participação dos “Demonis” (diabos) dançando com a gente a um ritmo muito animado. É uma tradição muito antiga em quase todas as cidades maiorquinas.

Entretanto o seu padroeiro é Sant Salvador cujas festas  são celebradas no começo de agosto. 

 

Muitas civilizações estiveram em Artá, como por exemplo, os romanos, e, na época dos muçulmanos esta área era conhecida como o Distrito de Yartán.

Ses Païsses, um povoado talaiótico, também está situado em Artà. De acordo com os historiadores, este núcleo existiu entre 850-123 a.C.. Este acampamento é um dos mais bem conservados de Mallorca, e, desde 1946 foi declarado 

“Monumento Histórico-Artístico”.

Por certo, a expressão Talayot origina-se do catalão e eram edifícios  criados com pedras bastante pesadas e grandes. Funcionavam como uma espécie de torre de vigilância e eram usados como o centro de uma sociedade. Ao redor deste prédio existiam as casas onde vivia  a população. Estas construções podem ser encontradas tanto em Mallorca como na Ilha de Menorca.

Ses Païsses, um povoado talaiótico
Ses Païsses, um povoado talaiótico
Talaiot de ses Llenques. a pocos metros de la carretera Artá - Colònia de St. Pere.
Talaiot de ses Llenques. a pocos metros de la carretera Artá - Colònia de St. Pere.

O verde também está presente através do Parque Natural de la Península de Llevant. Montanhas, praias pouco visitadas e não massificadas, dunas, pinheiros, palmitos bem como tartarugas, gaivotas, águias, cabras, ovelhas etc estão neste entorno.

 

Sobre as praias ou calas em Artà vale destacar que as mesmas estão situadas a mais de 10 quilômetros da cidade, e, que o acesso às mesmas, na maioria das vezes, é feito através de caminhos na montanha. Estes percursos duram entre 20 minutos ou 2 horas dependendo do lugar escolhido. Se você gosta de caminhar valerá a pena contemplar as maravilhosas vistas sobre o mar e a montanha.

Dentro deste conjunto existe uma exceção, a “Playa Colònia de Sant Pere”. Ela é considerada urbana e a sua localização está muito bem sinalizada entre o porto de Alcudia e Artà através da Autovia Ma-12.

A Colònia é bastante tranquila, com muitas casas que pertencem aos maioquinos que vão ali para curtir o verão , com lugares para estacionar o carro tranquilamente e não é massificada.

Um extenso passeio,bares, cafés, restaurantes e umas poucas lojas compôem este Resort. Quase todo o centro da cidade de Artà está organizado para os pedestres! Você vai ficar surpreso com as mansões que foram construídas entre os séculos XIX e XX pelos seus moradores que emigraram à América, Cuba etc e que depois de acumular uma tremenda fortuna, decidiram voltar à sua cidade natal e aí construir a casa mais bonita que a do seu vizinho.

São os conhecidos “Indianos”. Nos dias de hoje muitas destas mansões transformaram-se em hotéis, museus, casas de cultura e são estupendas.

O que mais posso indicar para visitar nesta cidade tão atrativa?

Prometo para o próximo Eliana’s Blog!

Muito obrigada pela leitura e presença. Gostou das fotos e de ler um pouco mais sobre Mallorca, por favor, compartilhe com a família e amigos.

Até o próximo Eliana’s Blog.

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

 

Kommentar schreiben

Kommentare: 0