A gastronomia maiorquina na Páscoa

O chocolate é a estrela da semana santa em muitos países do mundo. Entretanto aqui em Mallorca a tradição vai um pouco mais além do conhecido e delicioso coelho de chocolate.

Na Catalunha, Murcia, Valencia e Castilha la Mancha, por exemplo, as padarias elaboram a “Mona de Páscoa “ que é semelhante a um pão doce decorado com doces, figurinhas etc. Este pão tem uma forma de coroa. Outra coisa interessante é que na Catalunha as confeitarias trabalham bastante com chocolate elaborando fantásticas esculturas comestíveis 

Vejam como são bonitas e criativas as monas de Páscoa elaboradas por Jaime, confeiteiro da Patisseria Can Massana em Solsona, Lérida, Espanha. São obras de arte que dão água na boca!

Visite a sua página no Instagram.

 

E como é em Mallorca?

Aqui as familias celebram esta data de uma maneira bastante peculiar, ou seja, reunindo-se para cozinhar empanadas, cocarrois, rubiols, crespells que depois serão degustados nos almoços ou durante um passeio ao ar livre. A segunda-feira depois do domingo de Páscoa aqui na Ilha é feriado. Assim as pessoas aproveitam para fazer piqueniques e dar a boa vinda à primavera junto com os parentes e amigos.

Empanada de lagosta e cordeiro
Empanada de lagosta e cordeiro

Vocês poderão identificar estas iguarias através das fotos de Uli Fuchs:

Empanada - tem um formato redondo e  um acabamento muito delicado. É feita com farinha de trigo, banha de porco, agua, ovo, suco de laranja e sal. O recheio pode ser de carne de cordeiro, peixe ou carne de porco acompanhado por ervilhas, cebola, alho-poró, passas, sobrasada e toucinho que são temperados com azeite de oliva, pimentão vermelho em pó e sal. Tudo isto bem picadinho é introduzido na empanada antes de ir para o forno. Cada um elege a sua receita preferida diante de tantas opções. 

Já existe a versão vegana, quer dizer, a massa é elaborada com farinha de trigo integral, agua e azeite de oliva. O recheio pode ser feito com couve flor, pimentão vermelho, passas, ervilhas, alho-poró, azeite, pimentão vermelho em pó e sal. É super saborosa.

cocarrois
cocarrois

Cocarrois - a receita da massa é idêntica à da empanada. O que muda é o formato e o recheio. Este último pode ser a mistura de espinafre, acelga, passas, salsinha e pimentão vermelho em pó. A versão vegana é muito vendida. 

Empanada de lagosta e coelho
Empanada de lagosta e coelho
Caixa com crespells e rubiols
Caixa com crespells e rubiols

Crespells - são biscoitos feitos com farinha de trigo, azeite de oliva, banha de porco, gema de ovo, suco de laranja e açúcar. Não é muito doce. Depois de preparar a massa, esta é estendida com uns 4 centímetros de espessura e cortada com moldes de estrela, lua, flor ou coração. Os biscoitos depois de frios podem ser decorados com açúcar de confeiteiro.  

Rubiols - a receita é a mesma dos crespells. A diferença é que esta elaboração é recheada com geleia, queijo, chocolate ou cabelo de angel (uma especie de abóbora). O mais tradicional é recheado com compota de damasco.Simplesmente delicioso. Derrete na boca!                                     

À parte de todas estas delicias, o maiorquino também degusta bacalhau, salmão e tantos peixes e frutos do mar durante a semana santa. 

Este ano, de novo, devido ao coronavirus, as procissões continuam canceladas. 

Esperamos que vocês tenham curtido este doce Eliana’s Blog! Prometemos voltar com mais surpresas desta Ilha tão deslumbrante.

Até o próximo Eliana’s Blog!

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

 Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 2
  • #1

    Márcia Rust de Carvalho Oliveira (Sonntag, 04 April 2021 16:51)

    Encantada de aprender sobre Maiorca e suas delícias. Sonho em conhecer um dia!

  • #2

    Márcia Rust de Carvalho Oliveira (Sonntag, 04 April 2021 16:51)

    Feliz Páscoa Eliana! Parabéns pelo seu lindo trabalho.