Lugares com encanto em Palma

O verde, as flores, o ambiente externo a cada dia estão mais valorizados. Há mais de um ano buscamos espaços abertos nos quais  possamos estar tranquilos e em contato com a natureza. Respirar o ar puro!

Para facilitar esta tarefa, o Eliana’s Blog dedicou-se a buscá-los para quando você esteja visitando a cidade de Palma os possa disfrutar e curti-los porque valerá a pena.

Plaça de  Quadrado - Plaça Josep Maria Quadrado,

está situada no  centro histórico de Palma e possui edificios com estilo maiorquino  que podem ser apreciados enquanto você descansa em um dos seus bancos. Árvores enormes propiciam muita sombra neste lugar até o outono.

Desde aqui você verá  uma parte da  Basílica Menor de Sant Francesc (leia aqui)

e um prédio modernista que encontra-se no número 9: Can Barceló.

É um edificio do mestre de obras  Bartomeu Ferrà Perellò (1843-1924) que o construiu entre 1902 e 1904.  Aqui nos chama a atenção uma vidraças enormes e os azulejos que adornam a fachada. São procedentes de uma antiga fábrica maiorquina que não existe mais e que chamava-se “La Roqueta”. Este predio foi edificado encima de um terreno no qual havia  uma fábrica de tecidos. O seu proprietário era comerciante e decídiu homenagear,  através desta fachada, a sua profissão, a música, a arquitetura, a literatura etc.

Alguns elementos decorativos do Modernismo como a aguia, borboleta ou o dragão estão situados na outra fachada do prédio que fica na Carrer Posada de Lluc. São apliques feitos com azulejos. Outro elemento que atrai as nossas vistas é a decoração feita com o  ferro forjado em distintos formatos e desenhos. As cerâmicas  vitrificadas distribuidas por todo o edificio completam a decoração. 

A Plaza de la Reina está situada muito próxima à Catedral de Palma e ao Palácio de la Almudaina. Bem no meio da praça situa-se uma fonte que foi redecorada pela Prefeitura de Palma há pouco tempo. Do outro lado, próximo à parada do ônibus,  existe um cantinho que passa quase despercebido pelas pessoas.

É um remanso de paz! Neste lugar foi erigido um monumento em homenagem a Joan Alcover (1854-1926), politico, ensaísta e poeta maiorquino muito querido nesta Ilha. Este artista é o autor de muitos poemas, incluindo "La Balanguera" que, posteriormente,  tornou-se o hino oficial de Mallorca.

Infelizmente o homenageado não chegou a ver a inauguração deste espaço. Neste lugar existem bancos e uma pequena fonte onde você poderá curtir o vai e vem dos turistas e carros.

O paseo des Borne é uma especie de boulevard.

Começa na Plaza de las Tortugas (existem 4 tartarugas de ferro que encontram-se debaixo do obelisco) ou como Plaza Rei Juan Carlos I. Por certo bem no alto do obelisco existe outra surpresa…um morcego. Ele faz parte da heráldica do Rei Jaime I, o conquistador de Mallorca.

No Paseo des Borne,  uma parte é utilizada pelos pedestres e a outra pelos carros. Além do mais existe um  hotel de 5 estrelas que está localizado em uma  casa senhorial  maiorquina, cafeterias, restaurantes  e um comercio de alto luxo. 

Este lugar foi construido encima do leito do Torrente de Sa Riera. 

É o lugar ideal para descansar ou aproveitar para fazer compras nas lojas mais conhecidas a nível mundial…Outro destaque fica por conta do Casal Solleric, outra casa senhorial maiorquina que foi transformada em um lugar de exposições pela Prefeitura de Palma.

Desde o Paseo des Borne você poderá se deslocar ao Bairro de la Lonja, que é muito concorrido em número de bares e restaurantes, ao Paseo Marítimo de Palma ou à Avenida Jaime III. 

Espero que você tenha curtido as fotos e as historias. Quer conhecer Mallorca? Necesita mais informações e dicas? Não se preocupe…escreva para info@eliana-guia.com 

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo em Baleares

Meu Facebook e meu Instagram

Detalhe da Plaza de Quadrado
Detalhe da Plaza de Quadrado

Kommentar schreiben

Kommentare: 0