O Jardim Botânico de Sóller

Tanto o Museu de Ciências Naturais (leia aqui) como o jardim botânico estão administrados por varias entidades como por exemplo o Governo das Ilhas Baleares, a Prefeitura de Soller e a Universidade das Ilhas Baleares.

 

Este jardim começou a ser construído  no ano de 1985 quando surgiram os primeiros sinais do impacto turístico no meio ambiente e muitas especies encontravam-se ameaçadas. Foi aberto à visitação pública em 1992. Estas duas entidades estão situadas em um dos locais mais privilegiados de Mallorca, ou seja, com vistas à Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011.

Um dos principais objetivos de uma entidade como esta é preservar as plantas que estão catalogadas de forma cientifica. Neste lugar as pessoas podem fazer visitas guiadas, participar de workshops e outras atividades, conhecer a vegetação nativa e receber material informativo. A finalidade do Jardim Botânico de Soller, desde o seu começo, foi reconstruir um espaço para acolher toda a vegetação ameaçada de extinção, dando condições às plantas para que elas se auto organizassem. De acordo com a nossa guia, nesta antiga mansão existiam laranjeiras e  limoeiros  que localizavam-se em terraços naturais. Assim que as primeiras coleções criadas, para aproveitar este espaço, foram as da flora balear. Depois disto vieram as das Ilhas Canarias, de outras Ilhas do Mar Mediterrâneo bem como plantas medicinais e ornamentais do resto do mundo.

Foram aproveitadas rochas, pedras, áreas de humidade etc.

Tivemos a oportunidade de fazer muitas  fotografias e assim daremos uma ideia de como é o único jardim botânico das Ilhas Baleares. Ao desenhar este jardim foram seguidas umas pautas no sentido da separação das plantas e árvores segundo a sua origem e habitat.

Flora de Baleares

Limonium majoricum - A sua floração ocorre entre os meses de maio e agosto. As suas flores têm uma cor ligeiramente avermelhada.

É conhecida como limonio ou saladina e está presente nas dunas e  rochas de Mallorca,  Ibiza e Formentera. Estas plantas adaptam-se a um clima extremamente seco criando inclusive o seu propio solo ao nascer sobre as suas partes mortas. Nas Ilhas Baleares existem mais de 30 especies.

Phlomis italica - estepa blanera - as suas flores são rosas e as folhas chamam muito a atenção porque são peludas. Deste modo protege-se da perda de agua. 

Florece entre os meses de maio e junho. São encontradas nas montanhas de Mallorca.

Tillandsia ou a planta do ar como também é conhecida decora uma das pérgolas do Botânico de Soller. Aqui em Mallorca é muito comum as pessoas ornamentarem as suas varandas ou jardins simplesmente dependurando-a ao ar livre para que esta se nutra do mesmo e das aguas da chuva. As suas folhas têm uma cor cinza, uma base ampla sendo que  as suas extremidades são finas e curvadas.

Cistus albidus, conhecida por Roselha-grande, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Cistaceae.

Juniperus Oxycedrus (Ginebro) - es típico do Mediterrâneo. Suporta os solos calcáreos e arenosos bem como o frio ou o  calor intensos. As suas sementes são utilizadas na fabricação ou aromatização de bebidas. Também encontram-se na elaboração de pratos culinários como o choucrout. 

Foeniculum vulgare, popularmente erva-doce[, funcho[ é uma herbácea fortemente aromática comestível utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante na fabricação de bebidas espirituosas e planta medicinal. O funcho é nativo da bacia do Mediterrâneo,

Plantas de áreas rochosas - encontram-se na parte mais elevada do terreno.

Destaco a Scabiosa cretica ou a flor dos alfinetes. A sua aparência é similar ao de um alfineteiro. É natural da Europa e da Asia.

Olea europaea - oliveira. A Espanha é líder mundial na produção do azeite de oliva. Na frente da oliveira - Euphorbia maresii subsp. balearica

O minutum de limão vive em substratos rochosos da costa e é uma das plantas que cresce mais perto da linha costeira. Tem a forma de um pequeno rolamento, com pequenas folhas a emergir numa roseta no ápice de cada ramo. As folhas mortas ficam presas dentro do mato e decompõem-se, dando origem ao húmus orgânico que ocupa o interior do mato. Difere de outros limónios semelhantes que vivem na costa pelas suas inflorescências muito curtas e dispersas. 

Anthyllis vulneraria - desde a idade media foi usada como um remédio cicatrizante e antisséptico. Cresce próxima aos prados e estradas.

Lomelosia cretica é uma especie de planta vivaz pouco arborizada que perntece à familia da caprifoliáceas. Anteriormente era chamada Scabiosa cretica. Encontra-se nas paredes rocosas, perto dos penhascos em todas as Ilhas Baleares, no sul da  Italia e Sicilia.

Flora de água doce e litoral arenoso

Plantas típicas de água doce.

Uma excelente coleção de samambaias que crescem em ambientes frescos, húmidos e sombrios destacando-se Pteris Vittata.

nenúfar-branco (Nymphaea alba), também conhecida como lírio-de-água-europeu e lótus-branco, é uma planta de floração aquática da família Nymphaeaceae. Ela cresce na água com 30-150 centímetros de profundidade.

Pancratium maritimum - típica de dunas e lugares ensolarados do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo. Suas folhas apresentam-se retorcidas para poder armazenar a água da chuva.

Anthemis marítima - Camomila de mar - uma pequena margarida que encontra-se nas dunas das Ilhas Baleares.

Ilhas Canarias

São consideradas de uma enorme riqueza floral com mais de 1.800 especies, sendo que 28% são nativas e 25% são oriundas do Mediterrâneo. Além do mais as Ilhas Canarias fazem parte da região macaronésica (ilhas afortunadas) ao lado das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Aeonium gomerense - típico da Ilha de la Gomera.

Suculentes canarias

Cactus - uma enorme variedade. Euphorbia canariensis + Drago canariense

O divertido e original hotel de 5 estrelas  para os insetos: é usado como ninho ou para hibernação.

 

Eu estou segura de que se você é um apaixonado pela flora em geral, curtiu um montão esta longa exposicão sobre o Jardim Botânico de Soller. Natureza é vida! Parabéns à Equipe que preserva tão bem este espaço.

Até o próximo Elianas Blog com mais novidades sobre a Ilha.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0