Artà 2

Iglesia Parroquial de la Transfiguración del Señor - A construção original desta igreja começou no século XIII depois da conquista de Mallorca pelo Rei Jaime I de Aragão. Entretanto, em 1573, os governantes iniciaram a construção de um novo prédio para substituir o anterior. Eles demoraram aproximadamente uns dois séculos para  concluirem as obras.

Mosaico na calçada em frente à igreja
Mosaico na calçada em frente à igreja

 Nos dias de hoje, o acesso à igreja, pode ser feito através de dois portais: “Portal Mayor” ou “Ses Dones” (mulheres), que é do século XIX ou o “Portal dels Homes (homens), que é do século XVIII, e que não foi terminado. O edifício é enorme e no seu exterior os contrafortes que ajudam na sustentação da sua abóboda nos chamam muito a atenção além de desempenhar um papel de embelezamento do conjunto religioso. No interior desta igreja existem 14 capelas entre as quais dedicadas à Santa Luzia, Santo Antônio Abad, São José e ao Rosário.

Santuario de San Salvador - Perto da igreja paroquial existe uma escadaria com 180 degraus que nos leva ao Santuario de San Salvador. De acordo com os historiadores alí existia uma mesquita que pertenceu a uma  fortificação que chamava-se Almudaina. Era bastante estratégica na época dos árabes.

O Rei Jaime I de Aragão em 1229 apropriou-se do lugar e ordenou a construção de um edifício cristão. Este recinto encontra-se dentro de uma muralha que varias vezes foi modificada. 

Na muralha também existem varias torres sendo que uma delas está dedicada a São Miguel. O atual santuário foi construído em 1825 e possui uma igreja de estilo renascentista que conserva uma escultura da “Virgen de Sant Salvador” trazida da Catalunha por monges que acompanhavam o Conquistador de Mallorca.

Outro detalhe importante é que o templo anterior serviu como hospital em 1820 durante a peste bubônica que matou mais de 1.200 pessoas em Artà e cidades vizinhas.

Dentro deste recinto encontra-se a “Casa del Donat” que é originaria do século XVI e era onde morava a pessoa encarregada de administrar todo este conjunto. Ela foi reformada em 1971. Destaca-se uma janela renascentista decorada com padrões vegetais geométricos. 

Monasterio de Santa María de Bellpuig - Está localizado no Cami Vell de Ciutat a uns 3 quilômetros de Artà. Este mosteiro foi fundado durante o século XIII. Foi um presente do Rei Jaime I aos monges premonstratenses da Abadia de Bellpuig de les Avellanes da Catalunha. Naquela época, visando o repovoamento de Artà, os monges usaram prédios construídos pelos romanos e árabes para serem anexados às novas construções. De todas estas obras, nos dias de hoje, somente a igreja gótica encontra-se bem conservada.

© cepaArta
© cepaArta

E o artesanato tão famoso da cidade…como é? Sim, ele faz parte do dia-a-dia de Artà. Os artesãos elaboram a “llatra”. E do que se trata? Eles  trançam muito bem as folhas secas da palmeira nativa de Mallorca que chama-se “Garballó”, e assim  fazem cestas, bolsas para a compra e a praia e o que a criatividade mande!

Por certo, a colheita destas folhas é feita de uma maneira exclusiva durante os primeiros quinze dias de julho e são secas debaixo do forte sol do verão maiorquino.

Foto Wikipedia
Foto Wikipedia
www.illesbalears.travel
www.illesbalears.travel

A minha sugestão quando você estiver passeando pela cidade é tomar um cafezinho em um dos inúmeros bares da cidade e saborear uma ensaimada, um cocarróis, um gatò, ou um pamboli….doces e salgados maiorquinos muito saborosas que as confeitarias de Artà sabem fazê-las muito bem.

 

Gostou da leitura e de conhecer como é Artà? Compartilhe, por favor, com a família e amigos! Para o próximo Eliana’s Blog prometo mais novidades sobre Mallorca.

Obrigada pela leitura e presença.

Abraços de Mallorca,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0