A Basilica de Sant Francesc
Esta Basílica está localizada na Plaza de Sant Francesc, no centro histórico da cidade, próxima à Catedral de Palma. Chama muito a nossa atenção o seu portal barroco. Por outro lado se comparamos o seu tamanho com outras igrejas de Mallorca, sem dúvidas, ela é suntuosa. De acordo com a historia, a primeira pedra deste templo foi colocada em 1281 pelo então Rei Jaime II de Mallorca (1276-1311). Ele doou terrenos à Ordem dos Franciscanos. Neste lugar eles elegeram construir o seu convento.
Amigos,
Aproxima-se o final do ano 2020. Sem dúvidas, desde março, nos deparamos com um periodo bastante diferente do que até hoje a maioria das pessoas puderam presenciar no seu dia a dia. Estávamos acostumados a viver de uma maneira dinâmica, rápida e bastante intensa. De um momento para o outro tudo isto parou. Até este momento, estamos improvisando ou aprendendo de experiências bastante duras que restringem os nossos movimentos.
Iglesia Parroquial de la Transfiguración del Señor - A construção original desta igreja começou no século XIII depois da conquista de Mallorca pelo Rei Jaime I de Aragão. Entretanto, em 1573, os governantes iniciaram a construção de um novo prédio para substituir o anterior. Eles demoraram aproximadamente uns dois séculos para concluirem as obras.
Artà está situada no nordeste de Mallorca. Se você for de carro, o percurso será de uns 60 minutos desde o Aeroporto Internacional de Palma. A sua população é de aproximadamente uns 7.500 habitantes e esta cidade destaca-se pela sua cerâmica, produção agrícola, confeitaria e bolsas e produtos de vime muito originais.
Este último fim de semana, Uli e Eu decidimos dedicá-lo ao turismo de interior em Mallorca. Sim, eu sei que é verão e as praias maiorquinas são fantásticas etc mas valeu a pena ir até Campanet, um povoado situado no noroeste da Ilha a uns 40 minutos de carro de Palma, Capital. Desde a Rodovia Ma-13 (Palma-Alcúdia) é possível visualizá-lo muito bem porque este encontra-se a 132 metros acima do nível do mar, no alto de uma colina.
O ano de 1229 foi decisivo para Mallorca, ou seja, foi conquistada pelo Rei Jaime I de Aragão das mãos dos árabes que estavam aqui desde 903. Entretanto, de acordo com os historiadores, as grandes reformas ou construções foram feitas pelo seu filho o Rei Jaime II, de Mallorca que assumiu o poder no ano de 1276 até 1311, ano do seu falecimento.
Continuamos com a nossa visita pelo Palácio de La Almudaina. Os árabes deixaram tanto na Espanha como em Mallorca uma enorme herança incluindo palavras que até hoje estão presentes no cotidiano, como por exemplo, nomes de cidades na Ilha: Alcúdia (que significa monte), Algaida (que significa bosque) ou o nome da Serra de Alfabia (que significa jarro de azeitonas), entre outras tantas. E aproveito a ocasião para dizer que Almudaina significa fortaleza.
Mallorca, durante quase uns 100 anos, foi um reinado, ou seja, desde 1276 até 1343. A monarquia maiorquina estava submetida às ordens da Coroa de Aragão. A Ilha já havia sido habitada por muitas civilizações, e, se voltamos um pouco mais no passado, descobriremos que também foi ocupada pelos árabes. Isto aconteceu entre 903 e 1229, aproximadamente.
Estes espaços estão ao ar livre e podem ser visitados no centro histórico da cidade. Este Eliana’s Blog é dedicado a 2 zonas públicas ajardinadas que eu lhe recomendo visitar quando esteja passeando pela cidade:
O verão já está aqui! Este ano, tendo em conta as circunstâncias pouco favoráveis, estamos esperando as orientações oficiais para poder ir às praias, e, assim disfrutar destes espaços tão cobiçados. Mallorca têm mais de 200 praias ou calas que são bastante visitadas pelos europeus em geral - leia aqui.

Mostrar más