O delicioso bolo de damasco maiorquino.

Estes dias de confinamento que para alguns já terminaram e para outros não se sabe quanto tempo vai durar, serviram para testar a nossa capacidade de adaptação a situações até então bastante desconhecidas…

Um momento delicado que nos levou a “reinventarnos”, como dizem os espanhois. 

De acordo com as pesquisas, estamos mais tempo vendo a televisão, usando muito a Internet e o WhatsApp para manter o contato com a familia e os amigos, trabalhando desde casa (se é possível, claro), fazendo ginástica etc.

Na Espanha, além de tudo isto, as vendas de farinha de trigo e fermento em pó aumentaram quase um 200%. Sim, é verdade! As famílias dedicaram-se à produzir pães, biscoitos, doces, bolos etc. Incrível! Muitos supermercados limitaram a compra destes produtos para evitar o desabastecimento.

Mallorca é um paraíso culinário quando falamos de comer frutos do mar, degustar paelha e outras delicatessens. A sua confeitaria também é capaz de conquistar todos os paladares porque utliza bons ingredientes, incluindo as frutas. Aqui na Ilha, as plantações de laranjas (leia aqui), limões, figos, amêndoas etc não passam despercebidas.

Porreres, um típico povoado maiorquino, é muito famoso pela plantação de damasco. Em junho comemora-se ali uma feira dedicada a esta fruta. Chama-se “Fira de Albercoc”. Nesta feira, que oxalá ocorra este ano, você encontra geléias, doces, bebidas, sorvetes e até cosméticos preparados com damasco. Posso garantir que o damasco de Porreres exala um cheiro super intenso e agradável, além de ser delicioso.

Assim que diante de tantas coisas evidentes decidí pôr as mãos à obra e fazer uma “Coca de Albercocs” ou um bolo de damasco. A receita é simples e muito fácil. Tome nota e ânimo! Vale a pena!

Ingredientes:

10 damascos inteiros

3 ovos

250 grs de farinha de trigo

180 grs de açúcar

130 grs de azeite de girassol ou soja

100 grs de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colherzinha de chá de sal

Canela

Açucar de confeiteiro

 

Modo de preparo

-  Partir os damascos pela metade e por um pouco de açúcar cristal e canela sobre os mesmos. Reservar.

-  Bater os ovos com o açúcar. 

-  Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo misturada e peneirada com o fermento e o sal. 

-  Por último, adicione o azeite e o leite, com suavidade.

 

Despeje a massa em uma forma grande untada e enfarinhada. Pode ser de 16 cms x 16cms, por exemplo.Coloque as metades dos damascos sobre a massa mantendo um espaço entre os mesmos.

Asse em forno médio 180’C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou ao furar o bolo com um palito, este saia limpo. Quando estiver frio, peneire açucar de confeiteiro por encima. Você pode desfrutar deste manjar com café, chá ou com sorvete…no meu caso foi com sorvete de baunilha. O Uli adorou!

Bom proveito!

Muito obrigada pela presença e leitura. Achou útil, por favor, compartilhe-o. Até o próximo Eliana’s Blog

com mais  coisas interessantes sobre Mallorca.

Por certo abaixo você encontrará links para aceder aos meus canais nas redes sociais.Se quiser, curta-os e terá a oportunidade de desfrutar de Mallorca todos os dias! 

Abraços.

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0