A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guia.com Blog Feed

Os terraços da Catedral de Palma (mié, 18 may 2022)
Visitar os terraços da Catedral de Palma, conhecida como La Seo, é uma experiência incrível.  Subir mais de 130 degraus, para poder alcançar o topo de uma das catedrais góticas mais bonitas da Espanha, vale sinceramente a pena. La Seo é, internamente, a Catedral mais alta da Espanha e a sua nave central têm 44 metros de altura. O inicio da construção desta Catedral remonta ao final do século XIII graças a uma promessa do Rei Jaime I de Aragão, depois de se salvar, junto com os seus soldados, de um naufrágio em alto mar. Este Rei foi o que conquistou Mallorca que, naquela época, era comandada pelos árabes.  Para começar a visita devemos subir pela torre dos sinos através de uma escada de caracol. Esta entrada está próxima ao Portal de la Almoina. Uma das primeiras coisas que veremos serão as Igrejas de Santa Eulalia e Sant Francesc.  Ao lado de cada janela da Catedral veremos fotos que identificam o seu estilo e desenho bem como onde e quando foram elaboradas. A maioria destes vitrais foram feitos no começo do século XX para aportar luz à Catedral. Depois de ver uma parte da cidade antiga, passaremos por um corredor bem estreito e nos depararemos com a rosácea gótica. A rosácea central ou “Rosetón Mayor” tem aproximadamente 100 metros quadrados de superficie e foi construída em 1370. Está composta por mais de 1.100 cristais coloridos. Deste lado curtiremos o Mar Mediterrâneo, as muralhas, o Parque de la Mar, o porto de Palma etc. A medida que caminhamos por este lado do terraço também visualizaremos o Palácio Real de la Almudaina, o Castelo de Bellver e a Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011. Incrível o Skyline de Palma. Super recomendo!  Por certo as visitas ao terraço de La Seo podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira de 10:00 hs às 16:30 hs e nos sábados de 10:00 hs às 13:30 hs.  O valor da entrada: 20€ por pessoa incluindo a visita à Catedral e ao seu Museu. O ingresso poderá ser comprado via online ou diretamente na bilheteria da Catedral.   Espero que você e a familia estejam animados para conhecer Mallorca.  Comentários e perguntas podem ser feitos em info@eliana-guia.com Estou presente em Facebook e Instagram como Eliana Pacifico Guia Mallorca. Espero o seu like! Até o próximo Eliana’s Blog com mais novidades desta Terra que amo com paixão!   Abraços de Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares   Meu Facebook e meu Instagram
>> Leer más

Porto Cristo (Mon, 02 May 2022)
Porto Cristo, o tranquilo porto de Manacor. Porto Cristo localiza-se na parte oriental de Mallorca, e, de acordo com a historia o seu nome provem de uma embarcação que sofreu um acidente no alto mar devido a uma forte tempestade e continha a imagem de um Cristo.  Os marinheiros prometeram que deixariam esta imagem em terra firme se conseguissem sobreviver a este terrível momento. Finalmente eles chegaram vivos à baia de Manacor. Era o ano de 1260. A imagem encontra-se na Iglesia de los Dolores em Manacor. Em Porto Cristo vivem uns 8.000 habitantes.  O que podemos ver em Porto Cristo? Torre dels Falcons - uma torre de vigilância construída em 1577 para evitar os ataques dos piratas. Está no final da Avenida Joan Campins com umas excelentes vistas ao Mar Mediterrâneo .  Iglesia de la Mare de Déu del Carme - está na Plaza del Carmen. Está dedicada à padroeira dos marinheiros. Foi construída  em 1890. A Praia de Porto Cristo - areia branca, aguas tranquilas e transparentes em uns 350 metros de extensão. Perto deste lugar existem bares, restaurantes , hotéis. De aqui saiem catamarãs em direção à costa leste maiorquina. O mercado - se você for visitar Porto Cristo no domingo, não perca a oportunidade de visitar a sua feirinha. Está próxima ao Paseo de la Sirenita. Frutas, queijos, legumes, artesanato, comida, flores são encontrados neste local; Vistas parciais do porto de Porto Cristo desde a feirinha. Homenagem a Pedro Caldentey, o descubridor das Cuevas del Hams. Visite uma das grutas mais famosas do mundo: Cuevas del Drach - Grutas do Dragão - são da Era do Mioceno. A visita dura uma hora e com certeza curtirá um concerto de música clássica no Largo Martel no final do tour.  Cuevas del Hams - Grutas do anzol - as suas estalactitas têm o formato de anzol . Foram descobertas no começo do século XX. As Grutas do Hams estão formadas por 12 galerías e estāo a uns 30 metros do solo.   Espero que tenham curtido Porto Cristo. Se quiserem fazer perguntas estou disponível em info@eliana-guia.com   Abraços de Mallorca Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares Meu Facebook e meu Instagram
>> Leer más

Escribir comentario

Comentarios: 0