A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guia.com Blog Feed

Cala Figuera (mar, 04 abr 2023)
Cala Figuera que, em maiorquino, significa a Praia dos Figos localiza-se a 1 hora desde a cidade de Palma, capital de Mallorca. A autopista Ma-19 é a que nos conduzirá a este destino. Está muito bem sinalizada. Pertence ao municipio de Santanyí, do qual dista uns 10 minutos de carro e tem uma população de quase 700 habitantes. Desde 1306 existem documentacões sobre a existência deste paraíso.  Santanyí possui uma pedra muito famosa. É a “pedra arenisca” ou  “marés” com a qual muitos edifícios importantes foram construídos na Ilha. Assim que este porto foi utilizado para o transporte da mesma. Existe uma  torre de vigilância na entrada da cala que foi construída em 1569. Chama-se Torre d’en Beu. Ao seu lado encontra-se um farol de 1953. Ambos estão em um penhasco com vistas maravilhosas sobre o Mar Mediterrâneo. Mallorca, no passado,  foi alvo constante de ataques dos piratas.  Cala Figuera também viveu o auge turístico entre os anos 70 e 80, entretanto, segue sendo um lugar no qual muitos dos seus moradores se dedicam à pesca, mantendo as tradições locais.  Se você quiser nadar, te recomendo Cala Mondragó e S’Amarador (leia aqui) que já foram tema do Eliana’s Blog e que estão muito perto deste lugar. Curta também o seu parque natural. Voltando a Cala Figuera, você poderá desfrutar de um café ou uma cervejinha em um dos inúmeros bares existentes na area. Também existem restaurantes e hotéis de 2 estrelas que estarão abertos entre os meses de maio e outubro. Se você quiser conhecer as inúmeras grutas naturais da região poderá alugar barcos ou pedalinhos. É uma excelente pedida.  Outra informação muito util: em Cala Figuera você encontrará estacionamento. Espero que você tenha curtido este Blog. Prometo mais surpresas sobre esta Ilha que amo com devoção.   Abraços de Mallorca,   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares   Meu Facebook e Instagram
>> Leer más

Santuari de Monti-Sión (Mon, 27 Feb 2023)
O Santuário de Monti-Sion situa-se a 250 metros acima do nível do mar. Está em Porreres, bem no centro da Ilha. Por certo, Porreres é uma cidade conhecida em toda Mallorca pela alta qualidade dos seus pêssegos. Simplesmente deliciosos.  Para chegar até o Santuário, primeiro temos que ir até a cidade, e, depois seguir as indicações em direção ao mesmo. É muito fácil porque está bem sinalizado. A estrada foi construída em um dia, ou seja, 14 de janeiro de 1954, pelos moradores. Todo um grande esforço que até hoje é elogiado. Durante o caminho encontramos sete pilares góticos do século XV que representam os Sete Gozos e as Sete Dores da Vía Crucis.  Ao chegar ao topo veremos uma área de lazer onde existem bancos para desfrutar da natureza e um pequeno estacionamento. Para aceder à Ermita subiremos umas escadarias. A capela dedicada a Monte-Sion foi construída no final do século XV. O acesso à mesma é através de um claustro que tem formato pentagonal irregular. Dentro da igreja existem pequenas capelas, e, no retábulo maior localiza-se a imagem da Virgem de Monte-Sion feita em mármore. Além do sentido religioso, este santuário foi um dos três colégios de gramática Latina de Mallorca. Os outros foram o de Santa Magdalena e Randa.  Além de ser um espaço super agradável e tranquilo, você poderá desfrutar de uma excelente comida maiorquina no restaurante que está no claustro de Monte-Sion. As vistas, tanto desde o restaurante como do Templo, são incríveis!  O complexo Santuari de Monti-Sión tem uma arquitetura harmoniosa com um claustro pentagonal, único em Maiorca, e uma cisterna no pátio. Além disso, à esquerda da entrada, há outro cocho de grande valor arquitetônico. Aproveite para conhecer uma Mallorca diferente e cheia de boas surpresas através do Eliana's Blog!  Você merece o melhor.  Até o próximo!    Eliana Pacifico  Guía Oficial de Turismo.  Mi Facebook e Instagram
>> Leer más

Escribir comentario

Comentarios: 0