Orient, um dos povoados mais bonitos de Mallorca - o que ver e fazer

As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.

Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!

Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um  pequeno planalto entre o Penyal d'Honor,  o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas  mais férteis de Mallorca. 

A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes. 

Coll de Honor. 810 m
Coll de Honor. 810 m

Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.

Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.

Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.

Iglesia de Sant Jordi
Iglesia de Sant Jordi
Antiga escola
Antiga escola
Restaurante Mandala, direito.
Restaurante Mandala, direito.

No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .

Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.

Puig de Alaró. 822 m
Puig de Alaró. 822 m

 

Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha. 

Restaurante Es Verger
Restaurante Es Verger

E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.

Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.

E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”,  mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.

 

Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo. 

Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.

Até o próximo Elianas Blog.

Abraços de Mallorca.

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Meu Facebook e meu Instagram.

www.eliana-guia.com Blog Feed

Cala Mondragó (dom, 09 oct 2022)
O verão 2022 foi muito caloroso. Mallorca viveu temperaturas extremas. Durante muitos dias tivemos a sensação térmica de que havíamos ultrapassado os 40 graus. As praias da Ilha, mais de 200, ficaram abarrotadas. Eu estive visitando algumas acompanhando os meus clientes. Assim que este Eliana’s Blog eu vou dedicar a umas das praias mais bonitas de Mallorca. Cala Mondragó é considerada, sem dúvidas, uma das melhores praias do sudeste da Ilha. Ela é conhecida também como Caló de Sa Font de N’Alis (nome maiorquino). Têm 75 metros de largura e graças a sua localização as suas areias brancas com águas super cristalinas e tranquilas nos chamam muito a atenção. No desanime se esta praia estiver cheia porque ao lado de Cala Mondragó encontra-se Cala S’Amarador com uma extensão de 145 metros. Elas estão unidas através de um passeio. Em ambas existem sombrinhas de praia e espreguiçadeiras para serem alugadas. Também existem bares, restaurantes e serviço de salva-vidas durante o verão. Você também poderá trazer a sua própria comida e comê-la em uma área habilitada para os piqueniques. Outra boa noticia é que as duas praias possuem Bandeira Azul, o que significa limpeza, segurança e alta qualidade das suas águas. Este distintivo é otorgado pela Comunidade Econômica Europeia.   Não se esqueça de visitar o Parque Natural de Mondragó. Ele localiza-se entre as duas calas e é uma das grandes joias naturais de Mallorca. Possui mais de 700 hectares e os seus 4 itinerarios podem ser percorridos a pé ou em bicicleta. Além de ter uma extensa região com pinheiros, vegetação nativa, muros de pedra seca,este habitat é usado pelas aves migratórias devido à privilegiada localização em Mallorca.Ele foi declarado Parque Natural em 1992. Como chegar até este paraíso? Desde Palma você deve se dirigir a Santanyí e se desviar a Sa Alqueria Blanca e seguir as indicações até o parque. Existe estacionamento que não é gratuito.  Outra possibilidade é ir com o transporte público desde a Estación Intermodal em Palma com as linhas do TIB 501 ou 515 até Cala D’or. Depois com a linha 521 até este destino. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas. O acesso às praias é feito em 5 minutos desde o parking. Espero que tenham curtido um pouco mais desta Ilha que admiro tanto. Obrigada pela presença.   Até o próximo Eliana’s Blog. Abraços de Mallorca Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares   Mi Facebook e Instagram
>> Leer más

Sant Llorenç des Cardassar (Wed, 07 Sep 2022)
Este municipio localiza-se na costa oriental de Mallorca a 63 quilómetros de Palma. Possui uma população de quase 9.000 habitantes.  Cardassar em maiorquino significa cardo. Como ocorre em muitos lugares da Ilha, a cada quinta-feira, de 09:00 às 13:30 você poderá curtir uma feirinha no centro da cidade onde comerciantes vendem frutas, verduras, comida, sapatos, roupas e um bonito artesanato. Vários bares e restaurantes, próximos à este evento,  estão abertos para oferecerem a tradicional comida maiorquina. Como desfrutar de Sant Llorenç? Aqui vão as dicas:-   visite a Igreja dedicada a Santo Lorenço, o padroeiro da cidade. Esta paroquia foi documentada pela primeira vez com o nome de Santa Maria de Bellver e desde 1360 já tinha a respectiva licença real. A sua fachada principal foi construída no século XIX e apresenta-se em estilo neoclássico. No seu interior existem capelas laterais que estão dedicadas a vários santo   No retábulo-mor estão as esculturas de São Pedro e São Paulo, e, na parte central, a de São Lourenço segurando a grelha que simboliza o seu martirio. Existem pinturas feitas por Miquel Ponst Cantallops (San Llorenç des Cardassar, 1678- Palma de Mallorca, 1755). Chama muito a atenção uma virgem esculpida em pedra que, possivelmente, é dos finais do século XIV, a Mare de Déu de Bellver. Ela tem o menino no seu braço esquerdo, e, com a sua mão direita segura um livro  aberto no qual está escrito Jesus. Em um importante retábulo de estilo barroco encontra-se a escultura românica de La Mare de Déu Trobada do século XIII.  No retábulo-mor estão as esculturas de São Pedro e São Paulo, e, na parte central a de São Lourenço segurando a grelha que simboliza o seu martirio.  E quem foi São Lourenço? Ele nasceu em Huesca em 225, Espanha e faleceu em 258 em Roma. Ele foi torturado e queimado em uma grelha. De acordo com uma lenda ele foi o responsável pela guarda do Santo Grial usado por Jesus Cristo durante a Última Ceia com os Apóstolos. São Lourenço, atualmente, é o terceiro Santo padroeiro de Roma, Itália, depois de São Pedro e São Paulo. O dia 10 de agosto, que foi o dia do seu martirio, é celebrado em sua homenagem.  Brasão de São Lourenço Brasão de São Lourenço São Francico São Francico Outro lugar que merece a pena ser visitado é a praça da prefeitura (ayuntamiento). Por certo, no século XIX, Sant Llorenç tornou-se independente da cidade de Manacor. Aqui existe uma pedra que está dividida em duas partes e que faz alusão a este acontecimento. Espai 36 - Centre Cultural - C/ Major, 36. É um espaço cultural que promove várias atividades como a dança, teatro, cultura e muito mais. Aqui você será muito bem recebido e obterá todas as informações necessárias para curtir este lugar. Casa Vidania Casa Vidania Em outubro de 2018, infelizmente, ocorreu uma terrível inundação nesta cidade no qual faleceram 13 pessoas. Na chamada zona zero da “Riada de Sant Llorenç” encontra-se uma escultura de Amparo Sard (Son Servera, Mallorca, 1973) que simboliza a solidariedade gerada em Mallorca em torno ao município.  Como chegar a Sant Llorenç? Veja o mapa: Desde Palma através da rodovia Ma-15 que está na direção de Manacor. Depois a Ma-15F até o destino final.   Espero que você tenha desfrutado desta experiência em Sant Llorenç. Até o próximo Elianas Blog com mais coisas interessantes sobre esta Ilha que tenho muita adimiração.   Abraços de Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.   Meu Facebook e meu Instagram
>> Leer más

Escribir comentario

Comentarios: 0