Orient, um dos povoados mais bonitos de Mallorca - o que ver e fazer

As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.

Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!

Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um  pequeno planalto entre o Penyal d'Honor,  o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas  mais férteis de Mallorca. 

A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes. 

Coll de Honor. 810 m
Coll de Honor. 810 m

Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.

Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.

Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.

Iglesia de Sant Jordi
Iglesia de Sant Jordi
Antiga escola
Antiga escola
Restaurante Mandala, direito.
Restaurante Mandala, direito.

No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .

Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.

Puig de Alaró. 822 m
Puig de Alaró. 822 m

 

Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha. 

Restaurante Es Verger
Restaurante Es Verger

E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.

Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.

E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”,  mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.

 

Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo. 

Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.

Até o próximo Elianas Blog.

Abraços de Mallorca.

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Meu Facebook e meu Instagram.

www.eliana-guia.com Blog Feed

Santuari de Monti-Sión (lun, 27 feb 2023)
O Santuário de Monti-Sion situa-se a 250 metros acima do nível do mar. Está em Porreres, bem no centro da Ilha. Por certo, Porreres é uma cidade conhecida em toda Mallorca pela alta qualidade dos seus pêssegos. Simplesmente deliciosos.  Para chegar até o Santuário, primeiro temos que ir até a cidade, e, depois seguir as indicações em direção ao mesmo. É muito fácil porque está bem sinalizado. A estrada foi construída em um dia, ou seja, 14 de janeiro de 1954, pelos moradores. Todo um grande esforço que até hoje é elogiado. Durante o caminho encontramos sete pilares góticos do século XV que representam os Sete Gozos e as Sete Dores da Vía Crucis.  Ao chegar ao topo veremos uma área de lazer onde existem bancos para desfrutar da natureza e um pequeno estacionamento. Para aceder à Ermita subiremos umas escadarias. A capela dedicada a Monte-Sion foi construída no final do século XV. O acesso à mesma é através de um claustro que tem formato pentagonal irregular. Dentro da igreja existem pequenas capelas, e, no retábulo maior localiza-se a imagem da Virgem de Monte-Sion feita em mármore. Além do sentido religioso, este santuário foi um dos três colégios de gramática Latina de Mallorca. Os outros foram o de Santa Magdalena e Randa.  Além de ser um espaço super agradável e tranquilo, você poderá desfrutar de uma excelente comida maiorquina no restaurante que está no claustro de Monte-Sion. As vistas, tanto desde o restaurante como do Templo, são incríveis!  O complexo Santuari de Monti-Sión tem uma arquitetura harmoniosa com um claustro pentagonal, único em Maiorca, e uma cisterna no pátio. Além disso, à esquerda da entrada, há outro cocho de grande valor arquitetônico. Aproveite para conhecer uma Mallorca diferente e cheia de boas surpresas através do Eliana's Blog!  Você merece o melhor.  Até o próximo!    Eliana Pacifico  Guía Oficial de Turismo.  Mi Facebook e Instagram
>> Leer más

Banyalbufar (Sat, 11 Feb 2023)
Visitar este povoado é um grande prazer ! Está aos pés da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011. Este nome, de origem árabe, significa "construção junto ao mar”. Por certo, os árabes estiveram presentes em Mallorca desde 903 até 1229. Além de montanhas podemos desfrutar de umas vistas incríveis sobre o Mar Medi- terrâneo. O povoado têm, aproximadamente, 500 habitantes que vivem em uns exclusivos 18 quilômetros quadrados.  Desde Palma, se você alugou carro,  é recomendável ir pela estrada MA-10.  São aproximadamente 40 minutos de distância. Outra opção é ir com o transporte público, através da Linha TIB L200, que sai perto da Plaza de España em Palma (Estación Intermodal). As ruas são bastantes empinadas e muito pitorescas.Depois de estacionar o carro ou descer do ônibus, curta  um dos bares situados na rua principal do povoado. Eles oferecem uma excelente comida maiorquina. Sobre a estadia poderá eleger entre 3 hotéis: Sa Baronia, Sa Coma e Mar i Vent, além da pensão Can Busquets. Existem muitas rotas para caminhar principalmente na montanha. Admirar os “bancales” - com certeza é o que mais nos chama a atenção. A sua origem também é árabe. Em Banyalbufar cultivaram-se trigo, frutas, legumes, açafrão, linho e principalmente vinho. Existem adegas que produzem até hoje, com muito sucesso, o vinho Malvasia. Este “manjar dos deuses” é degustado com a sobremesa. O contraste entre os vinhedos e os muros de pedra seca, outra lembrança dos árabes, faz com que o visitante enamore-se do lugar! Nos terraços cultivam-se as uvas. Os vinhedos prosperaram pelo fato de que foram criados aquedutos - elemento essencial e vital na sua continuação.   Banyalbufar oferece playas e calas para quem quer curtir o Mediterrâneo: Cala Banyalbufa, Es Corral Fals, Son Bunyola e Es Port des Canonge (típico porto com casas de pescadores). Espero que você tenha desfrutado deste Eliana’s Blog. Se achou útil, comparta com a família e amigos. Abraços de Banyalbufar! Eliana Pacífico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares Mi Facebook e Instagram
>> Leer más

Escribir comentario

Comentarios: 0