O Palácio de La Almudaina

Mallorca, durante quase uns 100 anos, foi um reinado, ou seja, desde 1276 até 1343. A monarquia maiorquina estava submetida às ordens da Coroa de Aragão.

A Ilha já havia sido habitada por muitas civilizações, e, se voltamos um pouco mais no passado, descobriremos que também foi ocupada pelos árabes. Isto aconteceu entre 903 e 1229, aproximadamente.

Naquela época, a cidade de Palma chamava-se Medina Mayurqa (Ciudad de Mallorca). Possuía uns 25.000 habitantes e era considerada uma das cidades mais importantes do Mediterrâneo.

De acordo com os historiadores, estes habitantes construíram uma muralha nesta cidade, sistemas de irrigação, muitas fazendas ou sítios e mesquitas, entre muitas outras coisas. Sobre um antigo forte romano eles edificaram um “alcázar” ou fortaleza com o nome de Palácio de La Almudaina (Palau de l’ Almudaina em maiorquino).

Este prédio, nos dias de hoje, e, depois de muitas reformas, possui 4 andares. 

Como ele é muito interessante e grande, decidimos fragmentar a visita em três partes para que você possa contemplá-lo da melhor maneira possível. 

Começaremos pelo exterior do mesmo que é simplesmente fantástico.

A entrada principal fica na frente da Catedral de Palma. Este palácio pode ser visto desde outros pontos, como por exemplo, desde o Arco de la Drassana que tem um diâmetro de 18 metros e está aos pés do edifício. Através deste arco os árabes chegavam com os seus barcos a um pequeno porto privado para depois aceder ao prédio.

Até os dias de hoje podemos contemplar as escadarias usadas naquela época. Pertinho você pode passear por S’ Hort del Rei, um bonito jardim com fontes, esculturas e muito verde. Se olhar para cima, na direção do prédio, verá no segundo andar um espetacular artesonado árabe em zigue zague. 

Duas considerações importantes: este palácio possivelmente foi construído no século X , e, ao estar no alto de uma colina funcionava como um poderoso observatório contra possíveis invasões. O inimigo estava muito bem controlado. Foi a residência oficial dos governadores mulsumanos na Ilha.

O Parc de la Mar (leia aqui sobre ele) é outra referência junto ao Palácio de La Almudaina. As vistas são únicas!

Este prédio possui muitas torres de base quadrada entre as quais:

- Torre del Homenaje ou “Torre del Angel”. Ela foi construída em 1117, e, no alto da mesma encontra-se um anjo estátua cata-vento. É o Arcanjo Gabriel, o protetor do Palácio de La Almudaina.

A Torre des Caps (Torre das Cabeças) também é bastante conhecida porque na Idade Média muitas cabeças foram dependuradas neste lugar, de acordo com muitas lendas. A antiga foi derrubada e substituida por uma construída no século XX.

Outra coisa interessante e que merecem muitas fotos…a baia de Palma e o Castelo de Bellver (leia sobre ele aqui) no alto de uma colina. Aproveite!!!

Já estamos preparando a parte 2 com mais fotos deste lugar. 

Aqui deixo o endereço:

Palácio Real de La Almudaina

Palau Reial s/n - centro histórico de Palma

Segunda-feira : fechado.

De terça-feira a sexta-feira : 10.00H a 16:00H (acesso até às 15:00H)

Sábado, domingo e feriados: 10:00H a 19:00H (acesso até às 18:00)

 

Existe acesso para cadeirantes e eles dispõem de cadeiras de rodas manuais.

Ingresso: 7E Adultos.

Menores de 5 anos: grátis.

 

Eu lhe agradeço pela leitura e presença. Quando tudo isto passar, venha para Mallorca conhecer a sua incrível história. 

Estou presente em Instagram e Facebook postando o melhor sobre a Ilha que tanto admiro.

 

Abraços de Mallorca.

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

 

Escribir comentario

Comentarios: 0