A incrível Torrent de Pareis

O verão já está aqui! Este ano, tendo em conta as circunstâncias pouco favoráveis, estamos esperando as orientações oficiais para poder ir às praias, e, assim disfrutar destes espaços tão cobiçados. Mallorca têm mais de 200 praias ou calas que são bastante visitadas pelos europeus em geral.

Mas hoje eu quero falar sobre Torrent de Pareis. Trata-se de um torrente que atravessa uma boa parte da Serra de Tramuntana para desembocar em uma praia com este nome. O acesso não é fácil para ser sincera, mas, por outro lado, merece a pena visitá-la.

Você pode ir de barco desde o porto da cidade de Soller até o povoado de Escorca. Este passeio é de uns 50 minutos. A outra opção é através de uma estradinha asfaltada que têm as curvas mais perigosas que eu já vi na minha vida. 

São 14 quilômetros de intensa emoção. Caminhantes, ciclistas, motoqueiros, autocarros, carros etc são vistos alí com muita frequência. Esta estrada é a de Sa Calobra ou denominada a “Estrada da Cobra ou Serpente”. Ela foi uma obra do Engenheiro maiorquino Antonio Parietti Coll. Foi inaugurada em 1932. 

Confira estes dados:

Você vai descer uns 800 metros desde o começo da estrada até o seu final. Pelo meio do caminho você encontrará muitos miradouros para poder parar e fazer umas fotos espetaculares. 

Existem 12 curvas que têm 180' graus cada uma, e uma muito especial, que chama-se "Nudo de La Corbata” ou “Nó da Gravata” com um giro sobre ela mesma de 360’ graus. Quem a conheceu não consegue esquecê-la. Simplesmente incrível.

No destino final existem bares, restaurantes, estacionamento (não é grátis) e lojas. Existem 2 praias, ou seja, a de Sa Calobra e, para chegar à de Torrent de Pareis haverá que caminhar uns 300 metros, inclusive atravessando um túnel cavado na rocha e que está muito bem iluminado.

A praia em sí têm uns 100 metros de extensão com águas azul turquesa além do torrente que desemboca entre as rochas super altas da Serra de Tramuntana. Não tem  areia fina e sim, pedregulhos chamados de “canto rodado”.

No primeiro domingo de julho o local torna-se cenário de um concerto de música clássica, jazz, gospel etc. Isto acontece com muito sucesso desde 1964. Foi organizado pelo artista catalão Josep Coll Bardolet aproveitando a excelente acústica do lugar. 

Uma última dica…o pôr do sol neste lugar é único!

Muito obrigada pela presença e leitura. É um prazer poder escrever sobre esta apaixonante Ilha e organizar roteiros exclusivos em Mallorca. Merece a pena conhecê-la.

Abaixo tenho links para Facebook e Instagram. Curta as fotos e histórias nas minhas redes sociais.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 2
  • #1

    Fabio Pastorello (Montag, 18 Mai 2020 15:39)

    Uau, que lindo. Infelizmente estava chovendo muito e achamos a estrada muito perigosa, então acabamos desistindo antes de chegar lá. Fica pra próxima. Beijos.

  • #2

    Lilian Azevedo (Dienstag, 19 Mai 2020 03:31)

    Olá, Eliana
    Que lugar maravilhoso ! Quanto tempo sem saber dessa maravilha ! Espero em breve poder conhecer ao vivo a cores.
    Beijocas, Lilian