Sant Llorenç des Cardassar

Este municipio localiza-se na costa oriental de Mallorca a 63 quilómetros de Palma. Possui uma população de quase 9.000 habitantes. 

Cardassar em maiorquino significa cardo.

Como ocorre em muitos lugares da Ilha, a cada quinta-feira, de 09:00 às 13:30 você poderá curtir uma feirinha no centro da cidade onde comerciantes vendem frutas, verduras, comida, sapatos, roupas e um bonito artesanato.

Vários bares e restaurantes, próximos à este evento,  estão abertos para oferecerem a tradicional comida maiorquina.

Como desfrutar de Sant Llorenç?

Aqui vão as dicas:-

 

visite a Igreja dedicada a Santo Lorenço, o padroeiro da cidade. Esta paroquia foi documentada pela primeira vez com o nome de Santa Maria de Bellver e desde 1360 já tinha a respectiva licença real.

A sua fachada principal foi construída no século XIX e apresenta-se em estilo neoclássico. No seu interior existem capelas laterais que estão dedicadas a vários santo

 

No retábulo-mor estão as esculturas de São Pedro e São Paulo, e, na parte central, a de São Lourenço segurando a grelha que simboliza o seu martirio. Existem pinturas feitas por Miquel Ponst Cantallops (San Llorenç des Cardassar, 1678- Palma de Mallorca, 1755).

Chama muito a atenção uma virgem esculpida em pedra que, possivelmente, é dos finais do século XIV, a Mare de Déu de Bellver. Ela tem o menino no seu braço esquerdo, e, com a sua mão direita segura um livro  aberto no qual está escrito Jesus.

Em um importante retábulo de estilo barroco encontra-se a escultura românica de La Mare de Déu Trobada do século XIII. 

No retábulo-mor estão as esculturas de São Pedro e São Paulo, e, na parte central a de São Lourenço segurando a grelha que simboliza o seu martirio. 

E quem foi São Lourenço?

Ele nasceu em Huesca em 225, Espanha e faleceu em 258 em Roma. Ele foi torturado e queimado em uma grelha. De acordo com uma lenda ele foi o responsável pela guarda do Santo Grial usado por Jesus Cristo durante a Última Ceia com os Apóstolos. São Lourenço, atualmente, é o terceiro Santo padroeiro de Roma, Itália, depois de São Pedro e São Paulo. O dia 10 de agosto, que foi o

dia do seu martirio, é celebrado em sua homenagem. 

Brasão de São Lourenço
Brasão de São Lourenço
São Francico
São Francico

Outro lugar que merece a pena ser visitado é a praça da prefeitura (ayuntamiento). Por certo, no século XIX,

Sant Llorenç tornou-se independente da cidade de Manacor. Aqui existe uma pedra que está dividida em duas partes e que faz alusão a este acontecimento.

Espai 36 - Centre Cultural - C/ Major, 36. É um espaço cultural que promove várias atividades como a dança, teatro, cultura e muito mais. Aqui você será muito bem recebido e obterá todas as informações necessárias para curtir este lugar.

Casa Vidania
Casa Vidania

Em outubro de 2018, infelizmente, ocorreu uma terrível inundação nesta cidade no qual faleceram 13 pessoas. Na chamada zona zero da “Riada de Sant Llorenç” encontra-se uma escultura de Amparo Sard (Son Servera, Mallorca, 1973) que simboliza a solidariedade gerada em Mallorca em torno ao município. 

Como chegar a Sant Llorenç?

Veja o mapa:

Desde Palma através da rodovia Ma-15 que está na direção de Manacor. Depois a Ma-15F até o

destino final.

 

Espero que você tenha desfrutado desta experiência em Sant Llorenç.

Até o próximo Elianas Blog com mais coisas interessantes sobre esta Ilha que tenho muita adimiração.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

 

Meu Facebook e meu Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0