A Semana Santa em Mallorca

A Semana Santa Espanhola é vivida com muita emoção e devoção. 

Conta a história que São Vicente Ferrer, santo nascido em Valência em 1350, foi o criador da mais antiga procissão da Espanha que começou na cidade de Medina del Campo em 1411. Além do mais,  a semana santa de Medina del Campo foi considerada Festa de Interesse Turístico Internacional em 2011.

 

De uma maneira geral todas as cidades espanholas se dedicam a comemorar esta data tão importante. Destaco as festas realizadas em Sevilha, Zamora, Málaga, Teruel, Toledo, Granada etc.

E como se celebra a semana santa em Mallorca?

Em Mallorca se pode sentir toda emoção à flor da pele durante as procissões: uma música muito solene marcando o passo das pessoas que dela participam, as incríveis imagens de Jesus Cristo e da Virgem Maria talhadas em madeira, e a enorme devoção dos maiorquinos.

As procissões começam no Domingo de Ramos em diferentes igrejas da Ilha, com a benção de palmeiras e dos ramos das oliveiras, e, continuam durante 7 dias. Quero destacar a existência de 33 confrarias em Palma, e, aproximadamente 3.700 confrades ou participantes nas mesmas.

Confraria significa uma associação reconhecida pela igreja católica e da qual algumas pessoas são integrantes como fieis, de uma maneira pública ou particular. Nas confrarias estão presentes também os costaleros que levam nos ombros imagens muito pesadas durante as procissões. Geralmente estão debaixo de uma grande estrutura de madeira e caminham de uma maneira muito compassada com outros companheiros. 

 

Na quinta-feira santa muitas pessoas se aglomeram nas ruas do centro de Palma para ver a Procissão do “Sant Crist de la Sang” - o Santíssimo Cristo do Sangue - até depois da meia noite muitos homens e mulheres com velas, vestidos com capuzes e túnicas, sendo que a grande maioria descalços, vão pagando suas penitências ou promessas durante este importante ato religioso.

Por certo, esta estátua é a imagem religiosa mais venerada em Palma. É de autor desconhecido. Foi feita com madeira de cortiça e gesso. Pesa aproximadamente 73 quilos e é de estilo barroco.

 

Sexta-feira Santa - a Paixão de Cristo é representada nas escadarias da Catedral de Palma. E à noite se celebra a Procissão do Santo Enterro.

Tenho que mencionar que na cidade de Pollença, situada no norte da Ilha, a cada Sexta-feira Santa acontece um ato chamado “Davallament” (desprendimento da cruz). Uma escultura de Cristo é levada em procissão da “Iglesia del Calvário” até a Igreja da Padroeira da cidade “Virgen de los Angeles”. Chama muito a atenção os fantásticos 365 degraus que são percorridos inicialmente na saída da primeira igreja (um para cada dia do ano) e, o profundo silêncio com o qual este ritual é feito! Este caminho é iluminado somente por tochas. É impressionante este espetáculo. Super recomendo!

 

Domingo de Páscoa - os devotos verão o reencontro de Jesus ressuscitado com Maria.

Na missa da Catedral de Palma, às 12:00 hs., destaco a presença da Família Real Espanhola. 

 

Mas, a celebração da Páscoa não termina aí….no domingo seguinte  comemora-se o “Domingo del Angel” ou o "Domingo do Anjo” no qual os amigos, as famílias saem para almoçar ou fazer um belo piquenique ao ar livre. O Castelo de Bellver é o lugar preferido em Palma com um excelente espaço verde que está muito bem cuidado e é seguro.

Relatei muitas tradições, cultura, fervor etc e quero acrescentar que a comida também faz parte da festa. A carne de cordeiro é a grande estrela!

Entretanto, outros manjares são apreciados, como por exemplo:

- “Ses Panades” - uma espécie de empadinha cujos ingredientes da massa são farinha de trigo, gordura de porco, carne cortada em pedacinhos, azeite de oliva, sumo de laranja ou limão. São assadas com um recheio de carne de cordeiro ou frango, ervilhas, cebola, ervas fresquinhas. De dar muita água na boca!!!

Os doces são feitos com requeijão, “cabello de angel” (polpa caramelizada de uma espécie de abóbora). Se utiliza geralmente como recheio. “Crespell” é um biscoitinho muito saboroso em formato de estrela. Dizem que a sua  origem é judia.

Este ano Mallorca é o destino preferido dos espanhois para o feriado da semana santa. Uma boa maneira de dar um alô à primavera!

Os hotéis já estão com as suas reservas quase completas. 

Como profissional do turismo me alegro por este fato e de saber que a cada dia que passa a Ilha vai se tornando cada vez mais conhecida no mundo inteiro. As suas belezas e tradições vão mais além do sol e da praia.

 

Muito obrigada pela presença e  leitura do meu mais recente blog, e, aproveito para sugerir uma visita e curtida à minha fan page de Facebook Eliana Pacifico Guia Mallorca e ao Instagram onde me encontrarão como @elianapacifico_guiamallorca postando tremendas fotos feitas por mim ou por Uli Fuchs sobre Mallorca, Terra que amamos com paixão. Se gostou destes relatos, por favor, compartilhe com a família, amigos e pessoas que gostem de conhecer novos costumes e culturas.

 

Até a próxima e abraços desde Mallorca,

 

Eliana Pacífico

Guia de Turismo.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0