Cultura

O ano de 1229 foi decisivo para Mallorca, ou seja, foi conquistada pelo Rei Jaime I de Aragão das mãos dos árabes que estavam aqui desde 903. Entretanto, de acordo com os historiadores, as grandes reformas ou construções foram feitas pelo seu filho o Rei Jaime II, de Mallorca que assumiu o poder no ano de 1276 até 1311, ano do seu falecimento.
Continuamos com a nossa visita pelo Palácio de La Almudaina. Os árabes deixaram tanto na Espanha como em Mallorca uma enorme herança incluindo palavras que até hoje estão presentes no cotidiano, como por exemplo, nomes de cidades na Ilha: Alcúdia (que significa monte), Algaida (que significa bosque) ou o nome da Serra de Alfabia (que significa jarro de azeitonas), entre outras tantas. E aproveito a ocasião para dizer que Almudaina significa fortaleza.
Mallorca, durante quase uns 100 anos, foi um reinado, ou seja, desde 1276 até 1343. A monarquia maiorquina estava submetida às ordens da Coroa de Aragão. A Ilha já havia sido habitada por muitas civilizações, e, se voltamos um pouco mais no passado, descobriremos que também foi ocupada pelos árabes. Isto aconteceu entre 903 e 1229, aproximadamente.
Estes espaços estão ao ar livre e podem ser visitados no centro histórico da cidade. Este Eliana’s Blog é dedicado a 2 zonas públicas ajardinadas que eu lhe recomendo visitar quando esteja passeando pela cidade:
O dia 14 de fevereiro na Europa e nos Estados Unidos é conhecido como o dia de São Valentim, o Dia do Amor ou dos Namorados. Sim, o amor continua no ar!
Palau significa palácio em maiorquino. Na Europa os palácios sempre foram identificados como residências dos reis, burgueses e nobres. Costumam ser edifícios enormes e que no seu dia tiveram todo tipo de luxo para os seus moradores. A história dos palácios ou palacetes maiorquinos originou-se no século XIII. São autênticas joias! Palma tem aproximadamente uns 60 palácios que foram edificados em diversos estilos: medieval, gótico, barroco, renascentista etc.
Sigo mostrando mais esculturas que considero interessantes na cidade de Palma. Você já imaginou como seria uma igreja de cabeça para baixo? Curioso, não ? Em Palma, isto é possível.
Outro dia li que possivelmente a primeira escultura feita no mundo foi realizada no Marrocos há mais de 400 mil anos e foi um objeto de pedra. A arte de esculpir evoluiu com o passar dos anos e envolve, até hoje, materiais como o ferro, bronze, plástico entre outros, adaptados em distintos tamanhos, formatos ou dimensões. Adoro, como Guia de Turismo, poder mostrar as diversas esculturas espalhadas por Mallorca, e, também explicar a importância das mesmas, tanto no âmbito local, cultural...
Como serão os meses de julho e agosto em Mallorca? Você já teve esta curiosidade? Eu te posso garantir que as praias estão cheias de turistas curtindo os 26 graus das águas do Mar Mediterrâneo. Além disto existem muitos eventos programados e que vão além do tradicional sol e praia. Pensando nisto decidi organizar um resumem sobre os melhores programas do verão 2019 na Ilha, e, se você estiver por aqui não duvide de aproveitar um pouco mais o seu tempo.
Em 1955 o banqueiro maiorquino Juan March Ordinas criou a Fundación Juan March para desenvolver atividades em diversas áreas, incluindo a cultural. A sede do grupo está em Madri. Existe um Museu de Arte Abstrata Espanhol na cidade de Cuenca e o Museu Fundación Juan March localizado em Palma. O prédio de Palma é do século XVII, anteriormente foi uma casa senhorial maiorquina.

Mostrar más