Cultura

Outro dia li que possivelmente a primeira escultura feita no mundo foi realizada no Marrocos há mais de 400 mil anos e foi um objeto de pedra. A arte de esculpir evoluiu com o passar dos anos e envolve, até hoje, materiais como o ferro, bronze, plástico entre outros, adaptados em distintos tamanhos, formatos ou dimensões. Adoro, como Guia de Turismo, poder mostrar as diversas esculturas espalhadas por Mallorca, e, também explicar a importância das mesmas, tanto no âmbito local, cultural...
Como serão os meses de julho e agosto em Mallorca? Você já teve esta curiosidade? Eu te posso garantir que as praias estão cheias de turistas curtindo os 26 graus das águas do Mar Mediterrâneo. Além disto existem muitos eventos programados e que vão além do tradicional sol e praia. Pensando nisto decidi organizar um resumem sobre os melhores programas do verão 2019 na Ilha, e, se você estiver por aqui não duvide de aproveitar um pouco mais o seu tempo.
Em 1955 o banqueiro maiorquino Juan March Ordinas criou a Fundación Juan March para desenvolver atividades em diversas áreas, incluindo a cultural. A sede do grupo está em Madri. Existe um Museu de Arte Abstrata Espanhol na cidade de Cuenca e o Museu Fundación Juan March localizado em Palma. O prédio de Palma é do século XVII, anteriormente foi uma casa senhorial maiorquina.
Lluīs Domènech i Muntaner, arquiteto catalão, que nasceu em Barcelona em 1849 e faleceu em 1923, foi o idealizador da construção do Gran Hotel de Palma. As obras começaram em 1901 e finalizaram-se em 1903. Ele é considerado o maestro de Antônio Gaudí, o também famoso arquiteto catalão, na Escuela de Arquitectura de Barcelona. Segundo conta a história, eles tiveram a oportunidade de prestar colaboração um ao outro em diversas oportunidades.
Sempre que vou pelo centro de Palma, com turistas ou sozinha, eu não deixo de admirar dois prédios situados na Plaza del Mercat, números 13 e 14. Se chamam Can Casasayas. Por certo, a expressão "Can" em maiorquino significa "a casa de". São de estilo Modernista  em estado puro!
A semana santa espanhola é vivida com muita emoção e devoção. Conta a história que São Vicente Ferrer, santo nascido em Valência em 1350, foi o criador da mais antiga procissão da Espanha que começou na cidade de Medina del Campo em 1411.