O Natal em Palma

O dia 22 de novembro foi o dia D, ou seja, a data na qual foram acesas as luzes de Natal em Palma. Neste ano de 2018, o espetáculo de “encendido de luces” aconteceu em vários pontos da cidade, a partir das 17:30 horas. O ponto forte aconteceu às 19:30 horas - a hora em que todas as luzes foram oficialmente acesas por representantes da ASPANOB (Asociación de Padres de Niños y Niñas con cancér) e do Prefeito da cidade, Sr. Antoni Noguera. Muitas ruas estiveram fechadas ao tráfego - as principais do centro - para que as pessoas pudessem curtir tranquilamente este momento tão esperado. Houve espetáculos de batucada, malabarismos, e, o tradicional “pasa calles”. Por certo, este último combina música e baile, e é muito antigo e tradicional nas festas espanholas.

Uma novidade foi introduzida: o vídeo mapping - de última geração - consiste em projetar luzes sobre as fachadas de edifícios, acompanhadas de som - neste caso os escolhidos foram Casal Solleric e  Prefeitura de Palma. Ambos os prédios são bastante emblemáticos e bonitos. 

Às 20:00 horas foi inaugurado o Belém da Prefeitura de Palma e a tradicional Caixa Postal Real (buzón real) dedicada às crianças que queiram pedir os seus presentes aos reis magos. Eu dediquei um Elianas Blog a este tema - clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

O desejo da Prefeitura de Palma é continuar com as comemoraçōes até a festa do Padroeiro da Cidade, ou seja, São Sebastião. Imaginem quanta alegria e diversão até o dia 20 de janeiro?

E como existem muitos eventos, vou divulgar os mais significativos:

Presépios:

É muito tradicional em toda Espanha que as famílias decorem a sala de jantar ou a entrada das suas casas com presépios e que sejam ajudados pelas crianças. O presépio ou betlem em maiorquino teve a sua origem com São Francisco de Assis, no século XIII, em Greccio, na Itália. Atravės dos tempos e distintas interpretaçōes, nos encontramos com a representação do nascimento de Jesus Cristo e a visita dos reis magos. Existem muitas empresas artesanais na Catalunha, Andaluzia e Murcia que se dedicam à sua confecção.

Em Mallorca existe a Associação de “Betlemistes de Mallorca” que foi fundada em 2001 com o objetivo de comemorar o nascimento de Jesus Cristo durante o Natal, e, também o de ensinar durante todo o ano, a técnica de construir maquetes e pastorinhos para a decoração dos beléns.

Principais Presépios de Palma:

Betlem de Cort

Plaça de Cort, 1

De segunda-feira à sexta-feira - de 09:00 horas às 21:00 horas.

Domingos e feriados : de 10:00 horas às 21:00 horas.

Dia 06 de janeiro - até as 18:00 horas.

Betlem d’El Corte Inglés

Avenida Alexandre Rosselló 12-16 - 4º andar

De 26 de novembro à 7 de janeiro

De 09:30 horas às  21:30 horas.

Betlem del Centre d’Historia i Cultura Militar de les Balears

Carrer San Miquel, 69

De 3 de dezembro à 5 de janeiro

De segunda-feira à sexta-feira - de 11:00 horas às  13:30 e de 17:30 horas às 20:00 horas

Sábado: de 10:30 horas às 14:00 horas

Domingo: fechado.

 

Betlem Tradicional Mallorqui del Centre de Cultura “Sa Nostra”

Carrer de la Concepció, 12

De 3 de dezembro à 6 de janeiro

De segunda-feira à sexta-feira - de 10:00 horas às 13:30 horas e de 17:00 horas às 20:00 horas

  

Betlem del Consell Insular de Mallorca

Carrer del Palau Reial, 1

De 5 de dezembro à 5 de janeiro

De segunda-feira à sexta-feira: de 09:00 horas às 19:00 horas

Sábados - de 09:00 horas às 14:00 horas.

 

Muito importante: a visita a todos estes principais presépios é grátis e os lugares estão adaptados para os cadeirantes.

Na cidade de Palma, desde muitos anos atrás, existe uma exposição permanente de um fantástico belém napolitano do século XVIII. Pertence à Fundación Bartolomė March. É simplesmente incrível. Aconselho o passeio.

As 2.000 ricas figuras, muitas delas feitas por renomados artistas italianos, tem um tamanho que oscila entre 50 cm e 10 cm, criando uma sensação de perspectiva. Estão feitas com tanto realismo que eu passaria horas e horas admirando-as! De acordo com especialistas, nestas figuras, as cabeças, os pescoços e os peitos são de terracota, e os olhos são de vidro.

Entretanto as mãos e os antebraços são de madeira justamente para evitar que os dedos, que são tão finos, se quebrem.

Os trajes dos personagens chamam tanto a nossa atenção porque são coloridos, com texturas, e, representam perfeitamente a moda e o estilo daquela época.

Mais a coisa não termina aí: a decoração se completa com instrumentos musicais, vimes, joias etc. É impossível ser mais real! E por falar em real, prepare-se para curtir neste presépio inúmeras cavalgadas : a africana, a oriental, a turca etc com preciosos cavalos, dromedários…..

Tome nota dos horários da Fundación Bartolomé March:

De segunda-feira à sexta-feira: de 10:00 horas às 17:00 horas.

Sábados: 10:00 horas às 14:00 horas.

Domingos e feriados: fechado.

Ingresso: 4,5 Euros

Crianças menores de 12 anos: grátis.

Carrer del Palau Reial, 18.

Quero destacar que até o dia 6 de janeiro de 2019, os moradores e turistas, de 10:00 horas às 21:00 horas encontrarão na Plaza de España, Plaza de la Porta Pintada, Plaza Mayor, las Ramblas e Via Roma várias feiras artesanais, as chamadas “Firas de Nadal i Reis” onde poderão apreciar e comprar artigos de natal, como presépios e as suas figuras, presentes originais e produtos de alimentação para surprender  aos amigos e familiares neste natal.

 

Seguirei informando mais coisas interessantes sobre esta Ilha que eu tenho verdadeira paixão! Estou presente no Facebook e Instagram como Eliana Pacifico Guia Mallorca. Ao curtir estas páginas você estará sempre atualizado sobre os acontecimentos  mais recentes de Mallorca. 

Você tem alguma curiosidade sobre as Ilhas Baleares? Pode perguntar à vontade porque eu estarei aqui para poder respondê-la com muito prazer!

 

Até o próximo blog,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0