Mallorca e o cuidado dos animais abandonados.

Eliana con Fredy.

Há muito tempo queríamos Uli e eu fazer uma visita a uma protetora de animais em Mallorca. O dia 22 de dezembro, dia do sorteio da famosa Loteria Nacional Espanhola foi o dia escolhido. Enquanto todos estavam ansiosos pelos resultados, decidimos deixar de lado a nossa curiosidade e o nosso stress e ir caminhando a Llucmajor.

Llucmajor é uma cidade que está muito perto de Palma, que possui mais de 35.000 habitantes e que tem um maravilhoso centro histórico. Está formada por muitos núcleos e compartilha  a Praia do Arenal ou Platja de Palma com a capital da Ilha.

Através do Elianas Blog, eu gosto muito de escrever sobre pontos turísticos, histórias e relatar o dia-a-dia de Mallorca. E neste eu quero abordar um tema muito importante : como é administrada a questão dos animais abandonados na Ilha? Quem são os responsáveis por resolver esta problemática? Como fazer para adotar um animal se eu estou interessada?

Infelizmente na Espanha, a cada ano, mais de 130.000 animais são abandonados. Uma cifra terrível! 

Tenho que comentar que o Governo Central e os das Comunidades Autônomas, bem como fundações, associações e protetora de animais tentam freiar estes dados. Todos sabem que não é fácil.

Mas porque fomos à Perrera de Llucmajor? Eu sou seguidora desta instituição no Facebook e estou encantada pelo trato que dão aos animais.

Uli e eu fomos muito bem recebidos por Laura e Tereza que junto con outras voluntárias estavam decorando o lugar para o Natal.

Elas estão aí de 09:00 às 11:00 todos os dias, exceto domingos. Foi uma visita super agradável. Todos os animais tem nome, estão identificados pela raça, idade, e, o mais importante: todos os lugares estão limpos, os cachorros tem uma cama com cobertas, um espaço ao ar livre, comida e água super fresca.

Nos explicaram que este trabalho é feito de maneira altruísta, há mais de 3 anos. Que elas tentam ajudar de todas as maneiras aos animais abandonados buscando-lhes um lar. Para a chamada segunda oportunidade contam com um importante aliado: Internet. Através das redes sociais vão compartilhando todas as necessidades e vitórias da perrera. E assim muita gente ajuda, por sua parte, compartilhando cada história, até que os "peluditos" encontram uma sorte melhor da que tiveram antes de chegar alí.

Aproveitando a visita, Uli e eu fomos passear com dois cachorros - perros em espanhol - Pocholo e Fredy. Que amores! Super vivos, alegres e muito brincalhões! Foi uma experiência super agradável. Ficamos com a sensação de que eles queriam muito passear, desfrutar da natureza, mas, que também a de voltar à Perrera, onde estão seguros e bem cuidados. Por certo, a grande maioria de animais que estavam alí eram adultos e muito carinhosos. Como se diz em Espanha: "muito agradecidos ". Eles viveram situações muito estressantes ao terem sido abandonados pelos seus donos cuja grande maioria não pensou nas consequências ao comprá-los e consequentes gastos, doenças, problemas econômicos, falta de adaptação ou interesse pelo cachorro etc.

De acordo com inúmeras pesquisas, a vontade de adotar um animal surge na época das festas. Um animal não é um brinquedo! Não deve ser tratado como tal! E, se a vontade é real, vamos adotar! 

O fato de encontrá-lo adulto não lhe exigirá uma atenção continua, como por exemplo, as primeiras vacinas  ou os cuidados extremos ao nascer...

Como ele foi abandonado, ao ser adotado, ele irá  sentir amado e querido, e, devolverá em dobro este amor.

Posso parecer ter muita ilusão, não é mesmo? Mas, o pouco tempo que estive como voluntária na perrera deu para sentir o agradecimento dos animais. Uli e eu repetiremos a experiência. 

Eu também quero falar de outras iniciativas, como por exemplo, a da Prefeitura de Palma. Ela administra o "Centre Sanitari Municipal de Protecció Animal" no qual também desenvolve uma política de proteção dos mascotes. Tem um enorme centro de adoção e a divulgação é feita pela Internet. 

Por outra parte, em Palma:

- os cachorros podem subir junto com os seus donos no ônibus número 30 - o destino final é o Hospital San Joan de Déu - e pagam 30 centavos pela viagem. Tem que ter proteção ou estar dentro de um transporte;

- a Prefeitura de Palma está organizando uma lei na qual os mascotes serão animais de família; Como muito poderão ser  3 gatos ou cachorros por apartamento e 5 quando se tratar de uma casa;

- os donos terão que ir muito atentos às possíveis sujeirinhas na rua : bolsas plásticas  e garrafa com água para limpar os xixis; no caso contrário, poderão ser multados. 

- existem, até agora, 13 áreas de lazer na cidade dedicados aos cachorros. São espaços fechados por muros de  altura baixa e no qual os animais podem brincar à vontade, desde que acompanhados pelo dono;

- a Prefeitura também  cuida dos gatos abandonados, aves silvestres feridas etc neste centro;

- este órgão publica, diariamente , fotos e raças dos cachorros e gatos que estão em adoção;

- existem muitas feiras criadas por instituições particulares em Palma e em muitas cidades da Ilha promovendo as adoções e doações para os animais abandonados.

É um trabalho bastante árduo. 

E voltando às informações sobre a Perrera de Llucmajor, quais são os documentos necessários para adotar um peludito?

 

Existem várias alternativas desde o ponto de vista de como foi encontrado o animal:

- renúncia : o animal possui um chip e é levado à protetora pelo seu dono que paga por renunciar ao mesmo. Imediatamente  o animal é posto em adoção. A pessoa interessada terá que apresentar uma cópia do seu documento de identidade, esperar 4 ou 5 dias para que a Prefeitura de Llucmajor assine todos os papéis, e, uma vez tudo esteja organizado, poderá passar para buscar o seu novo amigo. Quem adota terá que mudar o antigo chip, e, recomenda-se a castração;

- abandono: é para os casos nos quais o cachorro é encontrado com chip, e, sem ninguém que o cuide. Neste caso, tentam identificar o dono, e, dentro de 3 semanas, aproximadamente, em caso negativo, será posto em adoção;

- vagabundo : sem chip e sem ninguém que o cuide - passará pelo mesmo processo que os cachorros abandonados.

 

A Prefeitura de Llucmajor exige que o adotante pague o chip e a vacina contra a raiva.

 

Todos os papéis para a adoção estão na Perrera de Llucmajor e é o funcionário responsável pelo lugar, o encarregado de levá-los à Prefeitura.

Este órgão é o que vai avisar ao novo proprietário todas as normas como data para o veterinário, a organização do passaporte da mascote, chip, vacina etc.

Uma vez esteja tudo solucionado, o adotante irá à protetora para buscar o mascote.

Esperança, reservado.

Uli e eu queremos parabenizar a Laura , Tereza e voluntárias pelo fantástico trabalho junto aos animais da Perrera de Llucmajor. O endereço é Lugar Polígono, 43. Parcela 134. Horários : de segunda a sexta-feira : de 09:00 às 14:00 e sábados: de 09:00 às 13:00. Domingos: fechado.

Gostou? Envie este artigo a um amigo ou familiar! Vamos divulgar as coisas boas que estão acontecendo e que pouca gente sabe! 

Agradeço pela presença e não perca o próximo Elianas Blog com mais coisas interessantes sobre esta Ilha tão maravilhosa!

Abraços,

 

Eliana Pacífico 

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

Facebook:

Instagram: @elianapacifico_guiamallorca

Kommentar schreiben

Kommentare: 2
  • #1

    Laura (Samstag, 09 März 2019 18:40)

    Desde la Perrera de Llucmajor y de parte de todas las voluntarias/os, queremos agradecerte estás bonitas palabras, la información y la difusión de esta pequeña y familiar perrera.
    Gracias Eliana por participar en este gran equipo de ayuda y difusión. �❤️❤️❤️❤️�

  • #2

    Mari (Samstag, 09 März 2019 20:53)

    Que legal Eliana e Uli, Obrigada por compartilhar essa história, que bonito!!!
    Abracos e carinhos e felicidades para vocês hoje e sempre.