Can Balaguer

A cidade de Palma tem cerca de 60 casas senhoriais. Elas foram construídas em diferentes estilos e períodos. Ter a oportunidade de visitá-las é descobrir os costumes, os gostos e a moda da sociedade maiorquina em cada período. 

Can Balaguer ou Cal Marquès del Requer e Can Blanes está situada no centro da cidade perto da Avenida Jaime III e do Paseo del Born. Os seus primeiros donos a habitaram no século XVII. Entretanto ela tornou-se conhecida através do seu último proprietário, Josep Balaguer (1869-1951) músico maiorquino, pianista, diretor, pedagogo, empresário e patrocinador de muitas artistas.

Após a sua morte em 1951, cumprindo a sua vontade, as irmãs do Sr. Balaguer doaram esta propriedade ao Ayuntamiento (Prefeitura) de Palma para que esta fosse transformada na sede do Círculo de Bellas Artes. Nos días de hoje o edificio nos sorprende pela sua elegância, tamanho e curiosidades. 

Começando pela porta de acesso,  nos chama muito a atenção as aldrabas ou aldravas em formato de mão segurando uma fruta. Este objeto servia para avisar aos moradores da presença de visitantes.

Nesta casa-museu existe uma exposição permanente “La Casa Possible”. Além do mais, no vestíbulo de acesso, localiza-se uma enorme casa de bonecas procedente de Can Morell, outra casa senhorial que está muito próxima. 

O acesso ao segundo andar está formado por 3 lances de escada. Aqui visualizamos uma placa de mármore do Círculo de Bellas Artes agradecendo ao Sr. Balaguer a sua doaçāo.

"a sala de entrada" - está decorada com móveis e pinturas originarias de Can Morell. Destaca-se um mapa de Mallorca do século XVII. Este recinto foi usado como acesso às habitações de uso particular da família. 

 La galeria de un Coleccionista” - Neste corredor nos deleitamos com pinturas de Antoní Gelabert (1877-1932), Santiago Rusiñol (1861-1931) ou Hermenegildo Anglada Camarasa (1871-1959) entre outros. Incrível a coleção de cerâmicas da fábrica maiorquina La Roqueta (1897-1918). 

Cerâmica La Roqueta
Cerâmica La Roqueta

"La Cámara de la Alcoba”- decorada com uma tela vermelha que também está presente em outras estâncias da casa. Este espaço era usado para receber os convidados e celebrar festas muito importantes.

“La Alcoba “ - aqui está a tradicional cama maiorquina de madeira decorada com veludo. 

“La Sala de Música” - o proprietário tinha verdadeira paixão pela música e participou inclusive na criação da Orquestra Sinfônica das Ilhas Baleares em 1947. Nesta sala veremos um órgão Walcker adquirido pelo mesmo em 1930. É incrível. 

“La Sala Luis XV” - este espaço está decorado de acordo com os gostos do Sr. Balaguer. Tanto os objetos como as telas utilizadas são exemplos do estilo Luis XV nos finais do século XIX.

“El Comedor” - a sala de jantar, desde o século XVII,  passou a ocupar um papel muito importante nas casas senhoriais. Pouco a pouco foram mais valorizados porque foram introduzidas distintas decorações ou objetos requintados como as louças usadas para as  grandes ocasiões. 

 “A sala de la Chimenea “ - a chaminé nesta sala fez com que os encontros familiares ou com os amigos fosse mais agradável principalmente no inverno. Outro detalhe: não era tão formal como as outras dependências da casa. O gramofone é do começo do século XX.

A visita dura aproximadamente uns 45 minutos. Vale a pena!

Can Balaguer

Calle de la Unió, 3

Palma

Horários : de terça-feira a sexta-feira - 10h a 14h

  sábados, domingos e feriados - 10:30h a 13:30h

  segunda-feira - fechado

  Entrada - grátis.

 

Você quer conhecer mais detalhes sobre  Mallorca? Quer visitá-la? Têm perguntas ou dúvidas? Eu estou à sua disposição em info@eliana-guia.com. A cada 2 dias as minhas páginas de Instagram e Facebook - Eliana Pacifico Guia Mallorca - são atualizadas. Espero a sua curtida! Até o próximo Eliana’s Blog.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacífico

Meu Facebook e meu Instagram

 

Kommentar schreiben

Kommentare: 0