Puig de Randa

Mallorca possui uma bonita Catedral, inúmeras igrejas datadas da época que a Ilha era um reinado e lugares muito especiais onde as pessoas se dirigem para expressar a sua fe e religiosidade. Hoje dedico o Eliana's Blog ao Puig de Randa.

Primeiramente quero destacar que esta montanha está situada em Randa, um pequeno povoado que está situado entre Llucmajor e Algaida.

Algaida está muito perto de Palma, capital de Mallorca. Possui mais de 5.000 habitantes e este nome é de origem árabe, significando louro. Neste vilarejo se encontra o canal subterrâneo mais comprido de Mallorca, cujo nome é Son Reus de Randa, com quase 300 metros de extensão.

Destaco que Mallorca não tem rio, logo Algaida é um lugar muito privilegiado pela questão da água. 

O Puig de Randa tem 534 metros de altura. É visível de vários pontos da Ilha e tem um papel muito importante na proteção de uma grande parte das cidades maiorquinas. No alto desta montanha foi instalado um radar cuja principal função é evitar incêndios na maior parte dos povoados maiorquinos.

E o que mais encontramos no Puig de Randa?

À medida que vamos subindo esta montanha nos deparamos com uma estrada bem pavimentada, estreita, e, com uns 5 quilômetros de extensão.

Aí se localizam o Santuário de Nostra Senyora de Gràcia, a Ermita de São Honorato e o Santuário de Nostra Senyora de Cura.

Como são estes lugares?

O Santuário de Nostra Senyora de Gràcia foi construído com pedras do próprio lugar. Teve a sua origem em uma cova por iniciativa de dois freis franciscanos que aí viveram no século XV. No final do mesmo século foi fundada uma igreja gótica que posteriormente foi substituída por outra com características neoclássicas.

De acordo com especialistas, a imagem da padroeira desta igreja é de estilo gótico e uma das mais antigas que são conservadas na Ilha.

Nos dias muito claros, a Ilha de Cabrera e a parte plana da cidade de Llucmajor podem ser observadas perfeitamente deste lugar.

Não se preocupe se enquanto você estiver subindo em direção ao próximo destino, se encontre com ciclistas - é um dos seus pontos preferidos. Leia aqui sobre os ciclistas em Mallorca.

Nossa próxima visita: Ermita de São Honorato. Arnau Desbrull, maiorquino e devoto, foi o fundador deste Santuário em 1394. Ali também se encontra a Sede da Congregação dos Missionários dos Sagrados Coraçōes desde 1915.

Nesta Ermita, localizada em uma bonita esplanada, são recebidos grupos de seminaristas, mas não se encontra aberta a visitantes que não estejam registrados com antecedência.

São Honorato é o padroeiro de Algaida e muito querido pela população do povoado. Nas festas em seu louvor se celebra um famoso baile chamado “Cossiers” no qual 06 bailarinos e uma dama são acompanhados pelo demônio . Eles vão dançando, fazendo uma performance na qual vão traçando um círculo, sempre com a dama no centro. Em cada mão dos bailarinos e da dama se podem ver uns lenços brancos e um punhado de manjericão. Os ‘Cossiers” são os encarregados de proteger a dama do mal, ou seja, do demônio. Este baile possivelmente teve a sua origem no século XIII com a chegada em Mallorca dos primeiros catalães depois da conquista do Rei Jaime I, de Aragão.

E, no topo do Puig de Randa está o Santuário de Cura ou Curação. As vistas são impressionantes. A sensação de paz, tranquilidade e silêncio são sentimentos que te invadem naturalmente….Eu poderia passar horas e horas contemplando a natureza desde este lugar.

Aqui encontramos uma boa infraestrutura: restaurante com comida típica maiorquina, bar-cafeteria e uma hospedaria que passou por uma boa reforma.

Se falamos sobre a historia, no alto desta montanha, encontramos restos de um castelo de defesa do período islâmico. Os árabes estiveram em Mallorca do ano 903 a 1229.

Aqui também esteve Ramon Llull (Raimundo Lulio). Ele nasceu na cidade de Palma em 1232 e era muito influente no reinado do Rei Jaime II de Mallorca, filho do Rei Jaime I de Aragão, o conquistador de Mallorca.

Ramon Llull viveu em Randa por volta de 1274 em estado meditativo e contemplativo dentro de uma gruta. Esteve como um ermitão.

Ele inventou um sistema filosófico chamado Ars ou Arte em português. Se baseava em buscar os princípios comuns das três religiōes de sua época - cristã, muçulmana e judaica - e ser infalível na conversão dos infieis. Ramon Llull chegou a contratar um escravo árabe para que lhe ensinasse seu idioma e assim pudesse tentar cristianizar os árabes.

Ele morreu apedrejado na Tunísia em 1316 e se encontra enterrado na Igreja de San Francesc em Palma.

É conhecido como o “Doutor Iluminado” e como “Pai do Idioma Catalão”. O seu acervo continua sendo  muito importante nos dias de hoje.

Recomendo visitar a pequena igreja dedicada a Nossa Senhora de Cura na qual encontramos uma imagem de pedra do final do século XV.

E não se esqueça de degustar o famoso Licor de Randa, uma receita original dos franciscanos, vinda da França, e que é feito com ervas aromáticas e medicinais. Uma delícia.

Para os maiorquinos, no Puig de Randa, começa o trajeto para o Caminho de Santiago. 

 

Desejando conhecer Mallorca e suas tradições? Estou a sua disposição em info@eliana-guia.com para planejar umas férias inesquecíveis neste paraíso que tanto amo.

Tenho seguidores no Facebook onde estou como Eliana Pacifico Guia Mallorca e no Instagram sou @elianapacifico_guiamallorca. Curta estas duas fan pages, recomende-as aos familiares e amigos… são as melhores formas de estarem atualizados sobre Mallorca. 

Até o próximo Eliana's Blog e abraços desde Mallorca, 

Eliana Pacifico.

Kommentar schreiben

Kommentare: 0