A Ensaimada

Tenho que confessar que eu adoro doces, como a grande maioria dos brasileiros. Durante um bom tempo eu fiz tortas, bolos, docinhos, chocolates no Brasil. Até hoje recordo com uma tremenda saudade aqueles tempos...foi e seguirá sendo o meu hobby preferido.

 

Quando me mudei para a Espanha notei que os bolos e tortas eram muito diferentes dos que eu conhecia,  não existiam, mas....existia a Ensaimada.

Em todas as áreas da culinária, a Espanha recebeu influências de diversas culturas como a romana, árabe, mexicana, francesa e outras tantas. Até hoje o mel, gordura de porco, açúcar de cana e o chocolate e outros são usados na chamada "repostería" ou confeitaria espanhola.

A tudo isto temos que acrescentar as especiarias como a canela, o cravo, o gengibre , que sempre dão um toque especial às elaborações.

E como são os doces em Mallorca?

Por tradição, aqui na Ilha existe a presença dos frutos secos como a amêndoa -  clique aqui e saiba mais sobre a famosa torta maiorquina de nome Gatò - e os usos deste fruto na culinária. Também estão presentes o damasco, passas, figos, ameixas, etc. Existe uma infinidade de doces. 

Entretanto, desde o século XVII, em Mallorca,  várias padarias e confeitarias  se dedicam a produzir a famosa e tradicional Ensaimada.

Curiosidades sobre a Ensaimada:

  • saïm - significa banha, e, é a gordura de porco que é usada na elaboração deste doce;
  • os ingredientes da Ensaimada são: "farinha de força" (tem muito glúten, o que permite que a massa  absorva líquidos, possa ser esticada e suba rapidamente), água, açúcar, ovos, massa lêveda e a gordura de porco (saïm - palavra árabe).

E como é feita?

É um processo basicamente artesanal que inclui o amassado de todos os ingredientes até a sua integração.

Depois vem outra fase: a do laminado. Sim, a massa quando é bem laminada apresenta uma textura muito fina, quase transparente. O padeiro tem que ter uma habilidade muito grande com o rolo de abrir massas.

Depois disto esta lâmina recebe uma cobertura de gordura de porco e, pouco a pouco, a massa vai sendo esticada e enrolada ao mesmo tempo. O resultado final é um cordão!

Depois este cordão será enrolado sobre si mesmo formando uma espiral.

Este produto final irá para dentro de uma câmara de fermentação durante 12 horas, aproximadamente.

Assim se vai formando o perfeito "hojaldre" ou a nossa conhecida massa folhada. Na França, por exemplo, para que os bons croissants fiquem tão folhados e deliciosos, se utiliza a manteiga.

Chegou a hora do forno! Uns 180 graus durante uns 15 minutos são suficientes para que a massa alcance uma bonita cor dorada e tenha dobrado o seu tamanho.

Em Mallorca existem muitos tipos de recheios para este famoso doce: com creme de leite, chocolate, creme do pasteleiro e "cabel de angel". 

Sobre o "cabel de angel" - é uma espécie de abóbora verde e branca. Do seu interior se extraem uns fios brancos que serão misturados com açúcar. Cozinha-se um determinado tempo para obter este doce com um nome tão angelical...Em Portugal esta abóbora a chamam de chila ou gila, mas não é muito conhecida no Brasil, exceto em algumas cidades do Rio Grande do Sul onde são dadas como alimento aos porcos.

No inverno, com uma temperatura entre os 10 e 14 graus, o maiorquino adora comer Ensaimada com chocolate quente. É de dar água na boca. Pode acreditar!

A apresentação da Ensaimada sempre é feita com açúcar de confeiteiro por cima e vem dentro de uma caixa muito peculiar que pode ser redonda ou a mais conhecida, que é octogonal.

Os dados de 2017 revelam que as padarias da Ilha produziram mais de 35.000 unidades distribuídas entre as "lisas" que são sem recheio, e, as de "cabel de angel". Nestes 2 casos, as Ensaimadas tem a IGP (Indicación Geógrafica Protegida).

Não deixe de provar a Ensaimada quando você estiver visitando Mallorca. A encontrará em distintos tamanhos. Vale a pena poder sentar em uma cafeteria para desfrutar deste "manjar" dos deuses. Os turistas espanhóis são os que mais a compram para levar para as suas famílias que estão na Península.

Muito obrigada pela atenção e leitura do meu blog.

Espero que tenha gostado deste assunto porque culinária também é cultura!

Te convido a curtir as minhas páginas no Facebook e no Instagram onde sempre posto fotos e escrevo sobre Mallorca, este lugar pelo qual tenho autêntica paixão!

 

Abraços,

Eliana Pacifico, Guia Oficial de Turismo em Baleares

Kommentar schreiben

Kommentare: 0