Passeando pelo bairro de Santa Catalina em Palma - o que ver

Mas porque eu te recomendo passear no bairro de Santa Catalina? 

Porque vale a pena conhecer o Soho palmesano. Não possui o tamanho do bairro novaiorquino ou a mesma quantidade de teatros e atrações de Nothing Hill, mas, estou segura de que você vai aprovar a minha ideia.

Sempre foi considerado um lugar cosmopolita, onde convergem muitas culturas, e onde a criatividade está na moda. Existem muitas lojas elegantes e vanguardistas. 

E qual é a origem deste bairro que mais se parece com um povoado dentro da cidade de Palma?

De acordo com a história, o bairro de Santa Catalina, por se encontrar a escassos metros do mar, sempre foi um lugar onde viveram marinheiros e pescadores. No século XIV, Ramón Salelles, um comerciante maiorquino muito rico, fundou um hospital chamado Santa Catalina de los Pobres, em agradecimento pelo milagre de ter se salvado de um naufrágio. Este mesmo hospital foi usado como hospício e asilo. Posteriormente, desapareceu ao ser integrado ao Hospital General de Palma.

Novos tempos e o desenvolvimento chegaram ao bairro,  e com isto a construção dos moinhos de vento que até hoje existem, e que nos chamam muito a atenção. A população também aumentou consideravelmente e as muralhas que circundavam o lugar foram derrubadas. Assim o bairro ficou mais unido a Palma.

Santa Catalina também é o nome da Santa Maiorquina que nasceu em Valldemossa em 1531 e que foi canonizada nos anos sessenta. 

E hoje em dia, como é o bairro? 

Abaixo o mapa e o seu traçado:

Aqui você encontrará: 

- o Mercat de Santa Catalina - foi fundado em 1905. Oferece de segunda-feira a sábado, de 07:00 horas às 17:00 horas, uma enorme variedade de peixes frescos, frutas, verduras, carnes, vinhos, flores, pães, comidas preparadas etc. Enquanto você decide o que vai comprar para fazer o almoço ou o jantar, poderá também curtir os inúmeros bares que se encontram neste recinto.

 

Ele é mais antigo que o Mercado del Olivar - leia aqui - foi tema de um dos Elianas Blog;

 

- a Carrer Fabrica (rua) - é para pedestres. Começa na Avenida Argentina e termina na Plaza del Progresso. Muitos restaurantes estão aqui. Além disso existem bancos para poder sentar e descansar;

 

- a Paroquia de la Inmaculada Concepción - conhecida como Sant Magí. Foi inaugurada no século XIX, e, antes existia uma igreja menor do século XVI. É muito bonita. Tem um  jardim muito bem cuidado.

Horários de missas: 08:30 h e 19:00 h.

Carrer Espartero, 9

- todas as terças-feiras e sábados, de 08:00 h às 14:00 h curta a feirinha do bairro. Acontece ao redor do Mercat de Santa Catalina;

 

- Teatre Mar i Terra - Carrer Sant Magi, 89-91

É de muita tradicão no cenário cultural da cidade. É administrado pela Prefeitura de Palma, que cria cursos para crianças, adolescentes e adultos poderem desenvolver as suas expressões artísticas. Com um pouco de sorte poderá curtir uma peça de teatro;

 

- os moinhos de vento do pequeno bairro de Es Jonquet - estão muito próximos da Carrer Sant Magí. Eles estão situados de frente para o mar em um dos miradouros mais bonitos da cidade. É um tremendo contraste entre as ruas de pedra e estreitinhas decoradas com flores e muitas laranjeiras. As laranjas são amargas e ninguém pega porque são a decoração ideal do lugar. Os moinhos serviram para moer cereais, e, infelizmente dois deles estão em estado bastante ruinoso.

São catalogados como Bien de Interés Cultural do município, e, um deles foi transformado em museu, e o outro em associação de bairro.

 

- Novo Café Lisboa - Carrer Sant Magí, 33.

Excelente espaço de jazz. Super recomendo. 

- uma grande variedade de restaurantes, bares, cafeterias e pastelarias. Eu poderia escrever sobre cada um deles, mas, com certeza teria que estender este Elianas Blog até o infinito…

De qualquer maneira, estou segura de que a comida italiana está muito bem representada ao lado da maiorquina, espanhola, americana, argentina, asiática, colombiana, cubana, francesa, indiana, inglesa, libanesa, mexicana, peruana, russa. Está faltando a brasileira. Estes mesmos lugares também tem uma extensa oferta de cervejas, vinhos, e, porque não falar das sobremesas? Um show à parte!

 

Se você é vegetariano ou vegano, não se preocupe. Neste bairro encontrará muitos restaurantes dedicados a estas opçōes culinárias tão na moda.

Tenho que dizer que me chamou muito a atenção a Cachao Holistic Food S.L.U. 

É uma loja dedicada ao chocolate ecológico. O seu criador é Tino Volter, alemão radicado em Mallorca. Este chocolate, de acordo com Tino, não tem glúten, soja ou leites. É puro e sem açúcar. E mais importante ainda: é artesanal cem por cento. Esta loja é pequena e está decorada de uma maneira minimalista. O obrador, como se diz em espanhol, ou seja, onde se elaboram os produtos, está à vista dos clientes detrás de uma das vitrines. Amei a ideia. Sobre o dono, ele trabalhou como cozinheiro em Berlim em 2.000. Esteve na Suiça, e, pouco a pouco se especializou em pastelaria. É uma pessoa bastante organizada, simpático e consciente da importância da sua atividade.

Nos seus trabalhos ele utiliza sal marinho, laranja, café entre muitos outros ingredientes.

Endereço: Plaza Navegació, 14

Horários: de segunda-feira à sexta-feira: de 10:00 h às 14:00 e de 16:00 h às 18:00.

Depois de conhecer Cachao, resolví visitar a Pareoconnection. 

Fui muito bem recebida pela Lorraine, funcionária da Loja. Esta empresa foi criada na Praia de Palma, e, posteriormente foi consolidada na praia de Es Trenc… que é um tremendo paraíso maiorquino. As roupas, toalhas, camisas, vestidos e pareôs são desenhados aqui em Mallorca e confeccionados em Bali. Depois retornam à Ilha para serem comercializados inclusive pela Internet ou neste espaço cheio de cor e vida!

Tenho que confessar que eu como mineira, que amo o friozinho, cheguei a desejar o retorno do verão para poder estreiar um dos pareôs da loja. 

O endereço de Pareoconnection é Carrer Pursiana 13A.

Creio que voltarei a falar sobre o bairro de Santa Catalina mais adiante. Sempre tem novidades e coisas boas.

Se tiver alguma dúvida ou interesse por algum dado em concreto, é só perguntar - estou encantada de poder esclarecer tudo o que fizer falta sobre Mallorca, esta Ilha que amo com paixão.

Estou no Facebook e no Instagram como Eliana Pacifico Guia Mallorca postando fotos e fatos sobre a Ilha. Se quiser curtir estas páginas, ficarei imensamente agradecida.

 

Um super abraço,

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

Kommentar schreiben

Kommentare: 0